No universo financeiro contemporâneo, as mulheres estão cada vez mais assumindo o controle de suas finanças, mas um obstáculo persiste: o seguro de vida. Associado comumente à morte e a deixar entes queridos, muitas mulheres enfrentam bloqueios emocionais significativos ao considerar a contratação desse tipo de seguro vital. 

Para entender melhor esses desafios e descobrir estratégias para superá-los, consultamos especialistas em psicologia e encontramos iniciativas de seguros de vida voltados para mulheres, que também podem ser usados em vida.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), a quantidade de lares com mulheres ocupando a função de responsável da família (com a remuneração mais alta do lar) cresceu 72,9% entre 2012 e 2022, passando de 22,2 milhões para 38,3 milhões. A participação das mulheres entre os responsáveis dos domicílios saiu de 35,7% para 50,9%, enquanto a dos homens caiu de 64,3% para 49,1%.

Por isso, é fundamental pensar estratégias que possam beneficiar essas mulheres e seus dependentes em casos de mortes, invalidez e outras situações que possam reduzir a renda familiar.

Entendendo os Bloqueios Emocionais

De acordo com a psicóloga clínica Bruna Silva, os bloqueios emocionais das mulheres em relação ao seguro de vida muitas vezes estão enraizados na associação direta com a morte. “É um tema delicado que toca profundamente a ideia de perda e responsabilidade financeira”, explica. Muitas mulheres, especialmente aquelas com filhos ou dependentes financeiros, sentem uma mistura de ansiedade e relutância ao confrontar a possibilidade de sua própria morte prematura e seus impactos financeiros.

Entender que os seguros para mulheres trazem diversos benefícios para serem utilizados também em vida, pode ajudar na hora da contratação do benefício e a mitigar esses bloqueios.

Estratégias para vencer os bloqueios emocionais

Para ajudar as mulheres a superarem esses bloqueios, Silva sugere algumas estratégias psicológicas eficazes:

Mude de perspectiva: Em vez de focar na morte, concentre-se nos benefícios de segurança e estabilidade que o seguro de vida oferece à família em caso de imprevistos.

Visualização positiva: Encorajar mulheres a visualizar o futuro com tranquilidade, onde seus entes queridos estão protegidos financeiramente, independentemente do que aconteça.

Educação financeira: Aumentar a compreensão sobre como o seguro de vida pode ser uma ferramenta poderosa para planejamento financeiro pessoal e familiar.

Seguro para mulheres que pode ser usado em vida

O EQL Protege surge como uma solução inovadora para facilitar a adoção do seguro de vida entre as mulheres. Oferecendo políticas customizáveis e educativas, o EQL Protege não apenas simplifica o processo de escolha e contratação de seguro, mas também visa fortalecer as mulheres ao fornecer informações claras e acessíveis sobre seguros de vida.

Enquanto a maioria dos seguros oferece benefícios apenas após um evento trágico, este fornece assistências para serem utilizadas em vida, como acesso à psicólogos, telemedicina, suporte legal, suporte em casos de atos violentos, segunda opinião médica, apoio nutricional e até funeral para pais e sogros.

Ou seja, além de dar uma assistência em caso de morte e invalidez, ele possibilita que a mulher torne-se independente em diversas situações que podem ocorrer em vida, protegendo ela e seus familiares.