“Ser feliz com o que você faz, conectando-se aos seus valores e missão, é o verdadeiro lucro de uma carreira bem-sucedida.”

Profissional de Marketing com 12 anos de experiência em gestão de marcas e estratégia de marketing, atuando nos setores de bens de consumo e luxo para empresas multinacionais como Nestlé, Pepsico e LVMH.

Possui ampla experiência na liderança de marcas globais e locais, desenvolvimento de estratégias de longo prazo, campanhas de comunicação, ativações de consumidores, inovações, pesquisas de mercado, gestão de equipes, portfólio e gerenciamento de P&L.

Bruna, você alcançou posições de liderança cedo na carreira executiva, representando marcas de destaque em suas áreas de atuação. Quais foram os fatores que fizeram a diferença na sua trajetória até aqui?

Desde cedo, eu sabia que queria trabalhar com marketing. A consistência e a persistência na carreira, avançando um passo de cada vez, foram essenciais. Muitas vezes esperamos por grandes conquistas ou saltos significativos, mas são os pequenos marcos, atingidos com constância, que trazem o maior retorno no longo prazo. O planejamento cuidadoso das minhas ações também foi um aspecto crucial. Além disso, é muito importante formar alianças, ter pessoas em quem confiar, que possam oferecer feedback e apoio ao longo da jornada.

Quais as diferenças em trabalhar com uma marca popular e uma marca de luxo?

No setor de bens de consumo, a inovação constante é essencial, assim como proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor e se destacar no momento da decisão de compra.

No mercado de luxo, o foco está muito mais na identidade de quem consome a marca, nos valores e na imagem que o cliente deseja transmitir. É fundamental conhecer o perfil do consumidor, especialmente em aspectos culturais: o que essa pessoa gosta, quem ela segue? O relacionamento da marca com seus clientes é construído de forma mais seletiva, em eventos e ambientes cuidadosamente escolhidos. Há também uma série de restrições a respeitar quando se trabalha com uma marca de luxo. O foco aqui está mais no qualitativo do que no quantitativo, ou seja, em onde a marca será vista e por quem.

Existem desafios que são específicos às mulheres ou que as afetam de forma mais intensa? Como superá-los?

Apesar dos avanços recentes, as mulheres ainda enfrentam desafios e barreiras. Precisamos olhar para o alto e encontrar exemplos de mulheres em posições de liderança que possamos seguir. Ter modelos femininos em cargos de destaque é essencial. As mulheres trazem sutilezas, percepções e habilidades valiosas para o ambiente de trabalho, e é importante saber aproveitar essas qualidades de forma estratégica.

A Veuve Clicquot é uma marca que, desde o início, foi liderada por uma mulher à frente do seu tempo: Madame Clicquot. Hoje, a marca promove a iniciativa Bold Woman Award. Como esse prêmio apoia as mulheres a alavancarem suas carreiras?

Eu me identifico profundamente com os valores e a trajetória da marca, assim como com a história de Madame Clicquot. O Bold Woman Award é uma iniciativa global da Veuve Clicquot que, como o nome sugere, reconhece mulheres ousadas, pioneiras e corajosas. Este ano, a premiação também aconteceu no Brasil e reconheceu duas empreendedoras nas categorias Bold Award (para negócios já consolidados) e Future Bold Award (para novos empreendimentos). Além do reconhecimento e visibilidade, as premiadas entram para uma rede com mais de 450 mulheres, com acesso a eventos, conteúdos e experiências exclusivas que ajudam a impulsionar suas carreiras.

Na sua opinião, o que define uma carreira lucrativa? Que conselho você daria para mulheres que desejam aumentar seus lucros na vida e na carreira?

Uma carreira lucrativa é aquela em que você se sente feliz e realizada com o que faz, gostando da forma como você gera renda. Além da parte financeira, que é o foco inicial para muitos, é importante sentir que você está conectada aos valores e à missão do que faz, deixando um legado. O autoconhecimento é essencial para isso: saber o que funciona para você. Muitas vezes, os conselhos de outras pessoas não são os mais adequados aos seus objetivos ou à sua personalidade. Saber escolher o que está alinhado com quem você é faz toda a diferença.