Francine Mendes: Quando investir em criptomoedas é uma boa opção

Estratégia ideal é adequar a composição da carteira ao prazo dos seus objetivos
Avatar_Francine-Mendes
Francine Mendes: Quando investir em criptomoedas é uma boa opção
Uma estratégia sempre válida é investir aos poucos e desinvestir também aos poucos, assim você não apenas pega a média de preços do mercado, como também exercita o hábito de investir todos os meses

Tenho recebido muitas perguntas de amigas, familiares e seguidoras sobre o mercado de criptomoedas. E não é para menos! Depois de atingir uma capitalização de mercado na casa dos trilhões, as moedas digitais vivem um momento de ajustes nos preços, marcado por intensa volatilidade. A resposta que eu dou para quem me pergunta se deve ou não incluir criptos em seus investimentos é sempre a mesma: depende! 

Em primeiro lugar, preciso dizer que eu não acredito em “perfil de investidor”, ou seja, não acredito na tese de que as pessoas mais conservadoras com o dinheiro devam investir em ativos menos voláteis e com menor exposição a riscos, enquanto as mais agressivas devam correr para a renda variável. Eu brinco que, quando o mercado está subindo, todo mundo é agressivo e, quando está caindo, todo mundo é conservador. 

OLHA SÓ: Fundos de Renda Fixa: diversificação no alicerce da independência financeira

Logo, todos os produtos financeiros podem fazer parte de todas as carteiras de investimentos. O que vai definir a composição final são os seus objetivos com os seus investimentos.

Como assim? Quem investe com objetivos de longo prazo, deve ter em mente o cuidado com a inflação, por exemplo, não apenas a rentabilidade bruta dos investimentos. 

É preciso adequar ainda a composição da carteira ao prazo dos seus objetivos: se o seu objetivo custa X e você quer obtê-lo num prazo Y, deve calcular qual é a rentabilidade necessária para conseguir tirar o sonho do papel. Se você descobrir, por exemplo, que precisa de uma rentabilidade bruta de 9% ao ano, deve adequar a composição da sua carteira para atingir a rentabilidade necessária. 

Parece complicado e pode até ser na primeira vez que você realizar o cálculo, mas com certeza valerá a pena entender qual é o esforço necessário para fazer os seus objetivos pessoais e da sua família acontecerem na prática. 

O que as criptomoedas têm a ver com isso? Tudo. Elas podem ser aquela ‘pimentinha’ no seu portfólio, a peça que irá acelerar a conquista dos seus sonhos, mas também podem atrasá-los, já que são ativos altamente voláteis. Por isso, antes de sair distribuindo o seu dinheiro entre diferentes tipos de ativos financeiros, pergunte-se a si mesma: eu estou ficando mais longe ou mais perto dos meus objetivos com essa estratégia? 

Para exemplificar o potencial das moedas digitais temos o próprio bitcoin, que começou 2018 valendo US$ 13.370 no exterior e terminou o mesmo ano cotado em US$ 3.900. Quem entrou no pico dos preços esperando novas altas foi penalizado e precisou esperar longos meses para conseguir reverter o prejuízo. Portanto, quem investe em criptomoedas tem que ter estômago para lidar com o sobe e desce dos preços! 

E AINDA: 4 passos para começar a investir em 2021

Nas criptos, vale levar em conta ainda critérios como a liquidez desses ativos, ou seja, se você precisar resgatar o seu dinheiro, consegue fazer com facilidade, em poucos dias? Quem investe em criptos via fundos de investimentos pode ter que lidar com prazos maiores para cotização e liquidação, por isso é tão importante conhecer os vencimentos e prazos de qualquer investimento antes de alocar o seu dinheiro. 

Uma estratégia sempre válida é investir aos poucos e desinvestir também aos poucos, assim você não apenas pega a média de preços do mercado, como também exercita o hábito de investir todos os meses. Manter a consistência é fundamental quando o assunto é construção de um patrimônio em longo prazo. 

Quem está de olho nas criptos, além da volatilidade e liquidez, deve evitar as propostas de lucros rápidos. É possível obter, sim, boa rentabilidade com criptomoedas em curto espaço de tempo, exemplos não nos faltam, mas esse é um mercado não regulado e repleto de pegadinhas e fraudes. Por isso, aposte em instituições conhecidas e atuantes nesse setor. 

As criptomoedas são apenas a ponta do iceberg de uma revolução no papel do dinheiro em nossas vidas. Elas podem – e serão – cada dia mais uma moeda de troca, podem ser uma opção de reserva de valor (investimento) e colaborar para tornar reais os seus sonhos e objetivos financeiros, mas como todo tipo de ativo, devem ser utilizados dentro de uma estratégia, uma lógica financeira com o seu dinheiro. 

Essa estratégia é pessoal, ela corresponde aos seus valores, desejos e organização financeira. Por isso, investir ou não em criptomoedas é algo que depende. Depende do que você quer para você e quem irá te ajudá-la a chegar lá! A carteira de investimentos ideal é aquela que é diversificada, que te coloca mais perto de conquistas e das pessoas que amamos. Investir não é sobre dinheiro, é sobre inteligência financeira e emocional.

Compartilhar a matéria:

×