Maiana Bonotto: 5 dicas práticas para promover o autocuidado durante a pandemia

Momento delicado e de sobrecarga exige que olhemos para dentro com carinho e atenção para garantir uma rotina de bem-estar
Arquivo Pessoal
Maiana Bonotto: 5 dicas práticas para promover o autocuidado durante a pandemia
Em tempos difíceis, precisamos reservar alguns minutos do dia para zelar pela nossa qualidade de vida

Autocuidado. Como a própria palavra sugere, refere-se ao fato de darmos atenção para nós mesmas, aos nossos pensamentos, emoções e sentimentos

O autocuidado se traduz em pequenas coisas que fazemos por nós, visando nosso próprio bem-estar. É um nível de carinho que só a gente tem o poder de nos proporcionar e que faz muita diferença na nossa vida, principalmente quando transformamos isso em um hábito e, assim, adquirimos a capacidade de olhar para dentro, para si, com mais amor. 

OLHA SÓ: Aprenda a cuidar da sua energia em cinco passos

Em tempos difíceis, como o que estamos atravessando com a pandemia da Covid-19, no qual para muitas pessoas virou rotina ter crises de ansiedade, estresse, angústia e depressão, mais do que nunca, precisamos reservar alguns minutos do dia para zelar pela nossa qualidade de vida e cuidar do bem-estar físico, mental e emocional.

Por isso, e para promover o autocuidado de forma simples, separei cinco dicas práticas que podem transformar seu dia a dia para melhor:

1. Comece o dia de forma positiva

Coloque sua música preferida para tocar enquanto toma um banho ou o café da manhã. Evite consumir conteúdos negativos. Acredito muito no poder da atração. E uma ótima forma de colocá-lo em prática é com a mentalização de frases otimistas ao longo do dia.

2. Pratique uma atividade física com a qual você se identifique

Pode ser fazer uma caminhada, dançar e até subir escadas. Se exercitar é importantíssimo para a saúde e pode fazer com que você se sinta melhor, uma vez que ajuda a fazer o sangue circular, a diminuir a ansiedade, a depressão e até  um possível quadro de insônia.

3. Faça uma pausa de 15 minutos para respirar

Inspire e expire de forma lenta e profunda. Isso pode ajudar você a voltar para a sua atividade com mais concentração e tranquilidade. Se tiver oportunidade e estiver um dia bonito, faça este ritual no sol para, de quebra, também manter a vitamina D em dia, ela é essencial para nossa saúde física e mental.

4. Tenha uma rotina de skincare com direito à massagem facial

O ideal é realizá-la no período da noite, porque assim você consegue cuidar da pele e relaxar com a massagem facial. Uma rotina noturna de skincare pode ajudar a acalmar os pensamentos e a agitação do dia, e tirar o pé do acelerador para que você possa se preparar para descansar e ter uma boa noite de sono. 

E AINDA: 4 passos para fortalecer seu verdadeiro eu

Aproveite para acender uma vela cheirosa e terapêutica no seu ritual. Os aromas têm o poder de proporcionar um conforto invisível aos olhos, mas que traz leveza e aconchego.

5. Esqueça o celular e as redes sociais antes de dormir

Pelo menos uma hora e meia antes de dormir, deixe o celular e as redes sociais de lado. A luminosidade da tela pode mantê-la estimulada, o que dificulta a chegada do sono pela agitação e excesso de informações. Na contramão, ler algumas páginas de um livro e tomar um chá quentinho ajuda a promover o relaxamento e aconchego necessário para uma boa noite de descanso.

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Compartilhar a matéria:

×