Carol Filgueiras: Aprenda 3 passos para promover o autocuidado

A busca pelo bem-estar em todas as áreas da vida proporciona saúde, melhora a capacidade de tomar decisão, discernimento e energia
Arquivo pessoal

A temporada do bem-estar e autocuidado nunca esteve tão em alta. Temos cada vez mais tomado consciência de que qualidade de vida é essencial para vivermos bem e de que a saúde é nosso maior ativo a ser preservado.

Mesmo assim, nossa rotina, hábitos e obrigações representam verdadeiros obstáculos para que possamos nos cuidar de forma ideal. Seja por não termos aprendido essa matéria na escola ou por termos receio de olhar para dentro, ou não sabermos escutar o que nosso corpo, mente e alma estão pedindo. Isso se aplica até ao sentimento de que, de alguma maneira, o autocuidado possa parecer egoísta, mas é preciso adquirir a consciência sobre a importância que é manter o corpo saudável.

OLHA SÓ: 5 dicas para fortalecer o sistema imunológico de forma prática

Devemos seguir as regras do avião: máscaras de oxigênio em você primeiro. E isso não significa focar somente em nós. A questão é que quando nos sentimos bem somos melhores para os outros. Quando estamos saudáveis, temos mais amor para dar, olhamos mais para o próximo, somos mais positivos, otimistas e nos tornamos uma boa companhia! Quando estamos bem temos forças para apoiar, temos mais equilíbrio para decidir e alegria para compartilhar. Vamos além do nosso mundo e abraçamos mais causas ao nosso redor. 

Além de ser um grande ato de amor, o autocuidado é uma troca pessoal que fortalece o escudo emocional. Vou explicar melhor: quando a gente coloca a atenção em nós mesmos, passamos a notar como mudamos em relação a tudo que nos impacta. 

A partir deste ponto de autorreflexão conseguimos assimilar o que sentimos, descansar, nos recuperar e aprender com o que nos afeta física e emocionalmente. Assim, entendemos o porquê dos desequilíbrios e como podemos preveni-lo no futuro. 

Quando nos responsabilizamos pelo que nos acontece ficamos menos agressivos com o que está ao nosso redor. A tendência de quando não olhamos para dentro é culpar o mundo por tudo que nos acomete, o que está longe da verdade.

Apenas nós temos as rédeas de nossa felicidade e bem-estar, e isso nos empodera, pois entendemos o quanto somos capazes de lidar com a vida, vencer medos, correr atrás dos nossos sonhos e desejos, e gerenciar possíveis imprevistos.

E AINDA: Aprenda a ter uma rotina efetiva de cuidados com o corpo, a pele e os cabelos

Para iniciar o processo, dívida seus cuidados em corpo, mente e espírito. Aqui vai um guia rápido para começar a se observar:

Corpo

Está se exercitando, se alimentando bem e descansando? Tem feito exames de rotina? Como está o seu corpo? O que ele está  tentando  dizer por meio de dores ou fortalecimentos?

Alma 

O que faz para cultivar seu lado espiritual? Você tem o costume de ouvir aquela voz que vem de dentro? Está fazendo escolhas que realmente fazem você feliz, independente do que o mundo vai dizer? Está se alimentando de energia boa, momentos felizes e inspiradores? E seus relacionamentos, eles preenchem você por dentro ou são superficiais? 

Mente

O que faz para estimular seus pensamentos? Divide boas conversas? Lê livros para aumentar seu aprendizado? Faz cursos ou assiste a séries estimuladoras? Está meditando para tirar o ruído extra do racional?

O autocuidado melhora a capacidade de tomar decisão, discernimento e energia. A vida fica leve quando estamos bem. O mundo fica mais colorido e entramos na rota de  uma existência feliz.

Seja por todos esses motivos ou pelo simples fato de que a única companhia que nunca podemos trocar é a nossa própria, faço um convite para que você ingresse nessa viagem desafiadora, misteriosa, linda e feliz que é o autocuidado e a busca pelo bem-estar. Sua vida ficará mais interessante e será libertador o quanto tudo fará mais sentido!

Carol Filgueiras é empresária, cineasta, hoteleira e responsável pela expansão da marca de produtos de beleza Santapele, nascida no Hotel Emiliano

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Compartilhar a matéria:

×