Assine nossa newsletter

Maiana Bonotto: 7 maneiras de prevenir o envelhecimento precoce e ter uma pele saudável

Usar protetor solar, beber água e ter uma alimentação saudável estão entre as recomendações
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Quem não gostaria de continuar com uma pele saudável e aspecto mais jovem com o passar dos anos? Todos nós sabemos que, com o tempo, nossa pele vai mudando. Começa a perder o colágeno, linhas de expressão e ruguinhas surgem e aparecem algumas manchas. Mas o que muitos não sabem é que podemos prevenir esse processo de envelhecimento, mudando e trazendo alguns hábitos à nossa rotina. 

Muitos são os fatores que podem causar danos à pele, acelerando o processo de envelhecimento natural. Além da exposição ao sol, que traz muitos danos, podemos falar da poluição, da luz dos dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores, além de outros agressores ambientais invisíveis aos olhos. Todos esses danos causados por agentes externos promovem a formação de radicais livres, flacidez, rugas e manchas. 

LEIA MAIS: 7 hábitos fundamentais para quem quer ter qualidade de vida

A alimentação e hábitos não saudáveis, por sua vez, também são fatores que influenciam para potencializar os efeitos do envelhecimento cutâneo. Alimentos ricos em antioxidantes, uma rotina de cuidados com skincare e a prática de atividades físicas são ótimos aliados para manter um aspecto mais jovem.

Veja, a seguir, algumas dicas para retardar o envelhecimento da pele:

1. Use protetor solar todos os dias

É fundamental usar filtro solar, de preferência com fator de proteção 30 ou mais, para proteger a pele diariamente contra a ação dos raios UV, que causam o câncer de pele. Mesmo sem exposição ao sol, é recomendado o uso, pois a luz artificial dos aparelhos eletrônicos também causa danos cumulativos.

2. Não durma maquiada

Um erro bastante comum é dormir com resíduos de maquiagem na pele. Além de facilitar o entupimento dos poros, esse hábito acaba impedindo a renovação celular da derme e diminui a produção de colágeno e elastina, essenciais para ter uma pele mais firme e viçosa. Por isso, é muito importante fazer uma limpeza facial e remover toda maquiagem antes de deitar.

3. Beba muita água

Pode parecer clichê, mas não custa repetir sempre a importância de ingerir bastante água ao longo do dia. A hidratação ajuda a melhorar o funcionamento do metabolismo e é capaz de prevenir problemas de pele, eczemas, rugas e flacidez. O ideal é que você beba a quantidade certa, de acordo com seu peso corporal, para fornecer o volume adequado para o organismo.

4. Adote uma alimentação saudável

Uma alimentação balanceada tem um papel muito importante para evitar o avanço da idade na aparência. Escolher melhor os alimentos, colocando mais frutas e vegetais no dia a dia, faz muita diferença. O alto consumo do açúcar é prejudicial, já que a substância é um vilão para quem deseja uma pele mais jovem. Evite alimentos processados e frituras, dando preferência a opções leves e com um bom nível nutricional.

5. Pratique atividades físicas

Exercícios físicos fazem muito bem à nossa saúde e trazem inúmeros benefícios para o organismo. Além de melhorias nos sistemas cardiovascular e respiratório, quem se exercita previne doenças e contribui para saúde de pele em diversos aspectos. A atividade física ajuda a reduzir o nível de cortisol, melhorando a elasticidade e fortalecendo a barreira de proteção da pele.

6. Use produtos antioxidantes

Além de consumir alimentos ricos em antioxidantes, é importante investir em produtos com vitamina C, que ajudam a proteger e evitar o envelhecimento cutâneo, combatendo a formação de radicais livres. Tem muitas opções e marcas no mercado, para todos os tipos de pele, idade e bolsos. O ideal é ter uma rotina de skincare sagrada aliada aos hábitos saudáveis no dia a dia.

7. Não fume

As substâncias tóxicas do cigarro reduzem o fluxo sanguíneo da pele, o que leva a uma diminuição da oxigenação, causando ressecamento e o surgimento de rugas. Os efeitos do tabagismo aceleram o envelhecimento e são visíveis, pois a pele vai perdendo o viço e o aspecto de luminosidade natural. Aos fumantes, nunca é tarde para criar novos hábitos e tentar deixar o vício de lado para o bem da saúde e da pele.

Maiana Bonotto é beauty expert e criadora de conteúdo para moda, comportamento e bem-estar

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Siga Elas Que Lucrem nas redes sociais:

Siga Elas Que Lucrem:

Assine nossa newsletter