Informação é poder!

Notícias quentes sobre o mercado financeiro, por Luciene Miranda
Foto Luciene avatar v1

Aqui na coluna Ordinárias e Preferenciais, o objetivo é proporcionar a você todas as ferramentas necessárias para que possa ser bem-sucedida não só na bolsa de valores, mas também na vida.  E umas das ferramentas mais importantes nesta missão é a informação. Investidora bem informada sai à frente. Ela sabe o que está acontecendo no mundo, no Brasil, e com as empresas nas quais confiou para investir em ações.  

Falta tempo? Eu te entendo. Tenho muita concorrência para me manter informada. Filha de dois anos ainda fora da escola, casa para cuidar, dois gatos, dois trabalhos fixos e outros trabalhos freelance... Mas procuro encontrar brechas em 12 horas diárias “no ar” para saber sobre as informações mais relevantes.

Aqui, vou passando dicas de conteúdo gratuito e prático na internet que poderá ser muito útil.

Hoje, a dica da agenda econômica. Eu comento quase todos os dias sobre ela nesta coluna. Se você investe, seu banco ou corretora oferece esta agenda de graça. Peça! Todo encerramento de semana, esta instituição vai divulgar a agenda da semana seguinte. De segunda a sexta-feira, todos os dados e indicadores mais importantes para cada pregão e com os horários de divulgação. Hoje, por exemplo, a agenda está assim:

HorárioRegiãoEventoPeríodoMercadoAnterior
06:00Zona do EuroProdução Industrial (des) (% a.m.)Ago-1,6%1,5%
06:00Zona do EuroProdução Industrial WDA (% a.a.)Ago4,7%7,7%
08:00EUAMBA – Pedidos de HipotecaSemanal-6,9%
09:30EUAInflação (% a.m.)Set0,3%0,3%
09:30EUAInflação (% a.a.)Set5,3%5,3%
09:30EUAGanhos Salariais (% a.a.)Set-0,9%
15:00EUAAta do FOMC
22:30ChinaInflação (% a.a.)Set0,9%0,8%
22:30ChinaIPP (% a.a.)Set10,6%9,5%


Como eu já tinha esta agenda desde a semana passada, sabia que a volta do feriado seria plena de indicadores importantes. E o mais aguardado de hoje é a ata do FOMC, sigla em inglês para o Federal Open Market Committee, o comitê federal de mercado aberto do banco central dos Estados Unidos, o Federal Reserve (FED).

Hoje, o FED vai divulgar o que foi discutido em sua última reunião sobre a situação da economia norte-americana. O X da questão é o ritmo de recuperação naquele país após o pior da pandemia de Covid-19. E se a recuperação estiver satisfatória, o FED pode começar a reduzir os incentivos a exemplo da compra de ativos para injetar dinheiro na economia.

Os investidores sabem que o FED vai fazer isso mais cedo ou mais tarde, mas não gostam de saber que vão perder esta ajudinha nos negócios. Então, a cada notícia boa sobre a economia dos Estados Unidos, o efeito é negativo nos índices de ações, a reação é de estresse. Depois, com o tempo, os investidores vão se acostumar com a nova realidade.

Então, de posse desta mini agenda que só destaca os indicadores desta quarta-feira 13, vamos aguardar o que traz a ata do FOMC do Federal Reserve às 15h, horário de Brasília. Ótimos negócios!

Quero saber sua opinião sobre a coluna.

Meu e-mail na Elas Que Lucrem é [email protected]

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×