Semana começa tensa nas bolsas em todo o mundo

Notícias quentes sobre o mercado financeiro, por Luciene Miranda
Foto Luciene avatar v1

As bolsas asiáticas fecharam com tendências mistas e os índices europeus têm baixas nesta segunda-feira 18.

Os dados da economia chinesa divulgados hoje não animaram. O Produto Interno Bruto (PIB) daquele pais no terceiro trimestre veio a 4,9%, bem abaixo dos 7,9% registrados no trimestre anterior.

Leia também: Mercado volta a piorar estimativas para PIB e inflação

Efeito do calote da Evergrande e os cortes do governo nos financiamentos ao setor. Impacto também da crise energética lá por conta da escassez e do alto preço do carvão, a principal matriz energética chinesa.

Nos Estados Unidos, os índices futuros têm queda sinalizando uma abertura na bolsa brasileira com perdas.

Por aqui, os investidores vão acompanhar a votação na Câmara dos Deputados da PEC dos precatórios, o que pode abrir brecha no orçamento para a criação do novo Bolsa Família.

No mercado de câmbio, o dólar já sobe em relação ao real na relação inversa à queda nas bolsas internacionais. Dólar, ativo considerado seguro, é refúgio de investidores quase sempre que o mercado acionário tomba.

O noticiário corporativo está agitado, mesmo faltando poucos dias para o início da temporada de divulgação de balanços do terceiro trimestre aqui no Brasil.

B3 (B3SA3) anunciou que vai estender o horário do pregão até as 18h a partir de 8 de novembro para acompanhar o fechamento das bolsas norte-americanas com o fim do horário de verão naquele país.

Hapvida (HAPV3) anunciou programa de recompra de até 100 milhões de ações até 15 de abril de 2023.

JSL (JSLG3), subsidiária da Simpar (SIMH3), anunciou a incorporação de ativos da Rodomeu e da Unileste.

Hidrovias do Brasil (HBSA3) anunciou esta manhã sua primeira emissão de debêntures simples, em duas séries, no valor de R$ 380 milhões com vencimentos em 7 e 10 anos. Os recursos serão usados para financiar despesas ou dívidas relativas à implantação do Terminal STS20 no Porto de Santos, em São Paulo.

 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

 

 

 

Compartilhar a matéria:

×