Sexta-feira intensa e com dicas de setores aquecidos

Notícias quentes sobre o mercado financeiro, por Luciene Miranda
Foto Luciene avatar v1

Esta será mais uma sexta-feira agitada, tanto por indicadores da agenda, quanto por expectativas de investidores em relação ao noticiário no Brasil.

Os Estados Unidos divulgam muitos dados de varejo pela manhã, além da expectativa com a inflação medida pela Universidade de Michigan. Lá e em vários lugares do mundo, a inflação assusta. Nós, brasileiros, não estamos sozinhos.

Leia também: Atenção aos sinais!

Na nossa agenda econômica, o IBC-Br divulgado pelo Banco Central pela manhã pode influenciar a abertura da bolsa brasileira. O dado é considerado uma prévia do PIB, o Produto Interno Bruto do país.

A economista Cristiane Mancini, mestre pela PUC-SP, nos lembra que a movimentação na câmara dos deputados em torno da votação sobre a cobrança fixa do ICMS sobre combustíveis pode também impactar os negócios. Ela lembra que a mudança não deve ter tanto peso nos preços que são ditados, principalmente, pela cotação internacional do petróleo e também pela cotação do dólar em relação ao real. As duas seguem disparadas.   

Mancini também deu dicas para a Ordinárias e Preferenciais sobre setores aquecidos a serem acompanhados com atenção. Máquinas e equipamentos seguirão avançando na trajetória dos últimos 12 meses por conta da agricultura, indústria extrativa e construção civil. Comércio e serviços continuam em alta com a melhoria das condições sanitárias e flexibilização das restrições passado o pior da pandemia.

Por outro lado, Mancini alerta sobre a dificuldade do setor industrial neste momento, que segue desaquecido e em crescimento lento diante da inflação que impacta custos de matérias-primas e energia.  

Nesta manhã, circulam os rumores de uma oferta pública de ações (IPO) que a Simpar (SIMH3) estaria preparando para a subsidiária no segmento de finanças BBC Leasing & Digital Account. Ontem, a companhia anunciou Paulo Caffarelli como novo CEO da unidade.

O xerife brasileiro no setor de concorrência empresarial, o CADE, Conselho Administrativo de Defesa Econômica pode reabrir o processo de análise da aquisição de participação na BRF (BRFS3) pela Marfrig (MRFG3) que havia sido aprovada em setembro.

Falando em frigoríficos, um dos acionistas controladores da Minerva (BEEF3), a VDQ Holdings, aumentou a participação na empresa de 17,25% para 23,7% por meio de exercício de bônus de subscrição adquiridos em 2018.

E a JBS (JBSS3) também está no noticiário. Anunciou esta manhã que sua subsidiária Swift comprou a americana Sunnyvalley Smoked Meats por US$ 90 milhões.

É isso! Bons negócios e uma ótima sexta-feira!

Quero saber sua opinião sobre a coluna Ordinárias e Preferenciais.

Meu e-mail na Elas Que Lucrem é [email protected]

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento


Compartilhar a matéria:

×