Thaty Gidaro: Aprenda a fazer um drink com gostinho da Bahia

Além de uma bela gastronomia, forte pelos sabores intensos, o estado também tem uma coquetelaria própria e muito saborosa
Avatar_Thaty_Gidaro

O que é que a Bahia tem? Tem alegria, receptividade, musicalidade, miscigenação e diversidade cultural. Também tem encantos exóticos da história afro-brasileira, narrados por Jorge Amado, Castro Alves e outros poetas baianos, que idolatravam o estado de todos os santos, a alma do Brasil e da África.

Além disso, quando falamos em cozinha brasileira, a culinária baiana é a mais famosa, principalmente pelas fusões de sabores intensos e inesquecíveis que levam azeite de dendê, leite de coco, pimenta e gengibre, temperos tipicamente africanos.

LEIA MAIS: Aprenda a fazer um exclusivo drink inspirado nas riquezas culturais do Rio Grande do Sul

Depois de tomar algumas roskas de seriguela, de umbu e de cajá nas barracas, bares e restaurantes de Trancoso, Pelourinho (em Salvador) e Porto Seguro, cheguei à conclusão que a Bahia não é só a terra da gastronomia, mas também da coquetelaria própria.

Observei que em cada lugar que fui tinha um “mixologista” mais criativo que o outro, inventando uma roska melhor que a outra. Existem, ainda, os licores deliciosos feitos pelas Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus, que ficam enclausuradas a maior parte do ano no Convento de Santa Clara do Desterro, o mais antigo monastério do país, fundado no século 17. 

Como se não bastasse a importância histórica, as freiras transformaram o local em um dos principais pontos de produção de licor da cidade. Lá são produzidos 23 sabores do destilado com muito carinho.

Enfim, se fosse para relatar tudo o que eu gosto na Bahia, eu me perderia com tantas delícias. Então resolvi criar um drink que remetesse um pouquinho do sabor baiano. Bora lá?

Pina Colada Dona Flor

Ingredientes

– 75 ml de cachaça 

– 50 gramas de coco queimado 

– 50 ml de leite de coco 

– 50 ml de caramelo salgado 

– 100 ml de suco de abacaxi

Modo de preparar

Bata tudo no liquidificador e coe em um copo com gelo. Depois, finalize o drink com lascas de coco queimado e abacaxi desidratado.

Thaty Gidaro é formada em Gestão de Alimentos e Bebidas pelo Instituto Federal de Santa Catarina e especialista em mixologia internacional pela European Bartender School

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×