Como qualquer mulher pode lucrar na bolsa de valores?

Ações possibilitam ganhos excelentes no longo prazo, enquanto os fundos imobiliários proporcionam ganhos mensais
avatar Jaqueline Granja

Você já assistiu ao filme “O Lobo De Wall Street”? É um campeão de bilheteria, que contribuiu grandemente para a construção da falsa ideia de que bolsa de valores é um lugar estritamente masculino, difícil de acessar e exclusivo para quem tem muito dinheiro.

E você pode estar se perguntando: mas quem é você para desmentir uma ideia espalhada por Hollywood e pelos grandes bancos? E eu respondo que sou uma mulher que lucra com a bolsa – e que começou com bem pouco dinheiro. Para ser bem específica, comprei minhas primeiras ações com pouco menos de R$ 40.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

A “Elas que Lucrem” foi criada justamente para derrubar muitos mitos que a sociedade impôs sobre o que as mulheres devem ou não fazer. Então, entenda que acreditar que os investimentos não são para você é uma ideia que nos foi imposta, mas não precisamos e nem devemos alimentá-la. Você é capaz de executar tarefas incrivelmente desafiadoras no seu dia a dia, imagina se não seria capaz de fazer o seu dinheiro se multiplicar com investimentos em renda variável?

Já que falei nesse termo, vamos nos aprofundar sobre o que é renda variável e como podemos lucrar com ela.

Em colunas anteriores abordamos a renda fixa, então é por lá que você precisa começar. Estou de olho, hein! Não se afobe, começar pela bolsa de valores pode ser um erro. A base dos seus investimentos precisa estar na renda fixa, inicialmente. Recado dado, vamos aos conceitos e prática.

Os investimentos em renda variável são variáveis. Com perdão da redundância, o meu desejo é que você entenda que os ativos desse segmento não dão a possibilidade de prever a remuneração ou o retorno do capital investido no momento da aplicação. Sendo assim, o dinheiro destinado à renda variável deve estar disponível para oscilações. O que quer dizer que valores destinados a contas fixas ou compromissos financeiros inadiáveis não podem ser direcionados para essa modalidade de investimento.

E é justamente a bolsa de valores que nos permite entrar no universo lucrativo da renda variável. As duas formas mais comuns de lucrar por meio dela são os investimentos em ações e fundos imobiliários. Nas próximas semanas vamos nos aprofundar especificamente em cada uma. O que eu quero mostrar hoje é que se você tem um celular, um CPF e pouco mais de R$ 20 já está apta a ser uma investidora.

As ações vão possibilitar ganhos excelentes no longo prazo, enquanto os fundos imobiliários proporcionarão ganhos mensais. Fala a verdade se essa notícia é ou não incrível para quem está planejando um novo ano cheio de prosperidade, novos projetos e mais dinheiro no bolso?

LEIA MAIS: Mais do que uma sopa de letrinhas, LCI e a LCA são investimentos seguros, estáveis e isentos de IR

Então, vamos ao passo a passo:

Primeiro: tenha sua reserva de emergência, aposentadoria e etc investidos em renda fixa.

Segundo: abra conta em uma corretora de sua preferência.

Terceiro: desafie-se a separar uma quantia mensalmente para “se pagar” com os investimentos.

Quarto: estude e se aprofunde sobre o universo dos investimentos, pois essa será a principal chave para abrir as portas da sua liberdade financeira. (E é para isso que estamos aqui, ajudá-las a se empoderar por meia da educação financeira.)

Quinto: Fique atenta à próxima coluna quando falarei muito sobre ações.

O universo incrível, libertador e lucrativo dos investimentos está esperando por você, basta que se dedique e entenda que merece ter uma vida financeira próspera e uma relação saudável com o dinheiro.

Até nosso próximo encontro!

Jaque Granja

@donadomoney

Jaque Granja é especialista em investimentos, educadora financeira, mentora de investimentos para iniciantes e criadora do canal @donadomoney no Instagram

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×