Volatilidade pouca é bobagem

Notícias quentes sobre o mercado financeiro
avatar Luciene1

2022 já é um ano predestinado à volatilidade. Mas o que significa esse termo tão mencionado no mercado financeiro?

Volatilidade é oscilação, variação constante, das cotações, ou seja, dos preços. Ela pode ser boa para alguns investidores que ganham com essas mudanças porque se especializaram em operar com estes movimentos bruscos.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Mas a volatilidade excessiva também pode ser prejudicial aos investidores mais conservadores que, mesmo na renda variável, esperam ganhos de longo prazo. São os chamados ‘holders’ da bolsa de valores.

Nos primeiros pregões deste novo ano, a bolsa brasileira já demonstrou que o jogo será duro. Baixa do Ibovespa até o momento com as incertezas sobre o que vem pela frente.

Só na sessão desta quarta-feira (5), o Ibovespa teve abertura em baixa, ampliou as perdas, mostrou melhora chegando perto da estabilidade e voltou a cair. Tudo isso em poucas horas! Realmente, não é brincadeira.

Em 2022, teremos:

  • Eleições no país, o que significa incerteza política e gastos públicos extras para a obtenção de votos
  • Avanço da variante do coronavírus ômicron, o que representa incerteza sobre a saúde pública global e a atividade econômica
  • Alta carga tributária no mundo para compensar gastos com a pandemia, o que gera insegurança para investimentos
  • Juros básicos elevados no mundo para conter o avanço da inflação também gerada na pandemia
  • Copa do Mundo no Catar, o que costuma movimentar apenas os setores esportivo e de turismo em detrimento dos demais
  • Continuidade de desequilíbrio climático que afeta agricultura, causa desastres ambientais – a exemplo do sul da Bahia – e prejudica a vida das pessoas, além da economia em geral

Estas são apenas algumas das variáveis esperadas para 2022. Eu posso estar me esquecendo de alguma – por favor, me lembrem! – ou deixando de citar aquelas que sequer imaginamos que vão acontecer.

Mas tudo isso para dizer que a bolsa de valores vai reagir a tudo isso com muita volatilidade que será palavra bastante comentada ao longo deste ano e deverá ser tratada com cautela, responsabilidade e sabedoria.

Fique atenta ao conteúdo educativo da EQL para aprender a tirar proveito desta volatilidade do mercado em vez de ser prejudicada pela falta de informação e de decisões corretas de investimentos.

Quero saber sua opinião sobre a coluna Ordinárias e Preferenciais

Meu e-mail é [email protected]

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×