Como fortalecer o escudo natural do seu corpo

Entenda o que fazer para cuidar da sua pele e deixá-la firme e bonita
avatar Carol Filgueiras

Falamos muito de sistema imunológico nessa pandemia de Covid-19 e da importância de deixá-lo forte para ficarmos menos suscetíveis a doenças.

Hoje vamos falar de outro escudo de defesa, o maior órgão do nosso corpo – a pele!

Conheça  a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Ela não só tem a função de dividir nosso externo com interno, mas é responsável por controlar a temperatura do nosso corpo, manter nossa hidratação e elasticidade. Assim como alimentação fraca e maus hábitos como cigarro, álcool excessivo, poucas horas de sono e falta de água diminuem nossa força, há alguns fatores que também deixam nossa pele desequilibrada e fina. Entenda o que fazer para ajudá-la:

  1. Qualidade dos ingredientes: sal, lauril sulfato de sódio, dentre outros, podem ser abrasivos ou desequilibrar o pH da pele. O resultado é um efeito rebote de defesa que pode ser tanto produção de oleosidade excessiva como descamação e ressecamentos. Preste atenção, pois há muitos ingredientes no mercado de “efeito Cinderela” que aparentam estar entregando performance, mas que não passam de um efeito para dar aparência.
  2. Fechamento de poros: poros fechados previnem o acúmulo de gordura e resíduos no couro cabeludo, na face, e, consequentemente, deixam sua pele mais bonita e sadia. Opte por produtos específicos para tal e esfolie uma vez por semana, mas…
  3. … cuidado com a esfoliação, pois se a mesma for muito abrasiva, pode causar vermelhidão e sensibilidade, retirando o manto de proteção natural da pele. Escolha grãos naturais e faça movimentos leves e circulares para evitar irritações.
  4. Evite rituais de beleza complexos – sim, hoje há uma grande variedade de produtos no mercado, o famoso ritual de skincare das coreanas com 11 passos está na moda, mas cuidado para não causar uma disfunção da barreira cutânea. Simplifique e foque em qualidade. O lema é “poucos e bons”!
  5. Ensaboe apenas as dobras do corpo – isso mesmo que você ouviu – a não ser que você tenha voltado do carnaval, ou de uma aventura na lama, não é necessário ensaboar o corpo todo para limpá-lo. Axilas, áreas íntimas, pés e “dobrinhas” são as áreas que devem ser ensaboadas. As demais (braços, pernas, ombros) podem ser apenas enxaguadas com água. Assim o sabonete (normalmente com pH básico) não vai retirar a oleosidade natural da pele, mantendo a hidratação e nos protegendo dos fatores externos como sol, poluição, etc…
  6. Cuidado com óleos essenciais – sim, eles são maravilhosos, mas os cítricos, por exemplo, se colocados diretamente na pele e expostos ao sol, podem causar queimaduras graves. Consulte um especialista antes de usar esses ingredientes poderosos.
  7. Proteção! Proteção! Proteção! Use filtro solar, tome água, agasalhe-se do frio excessivo, evite água muito quente do chuveiro, cubra-se para evitar picadas de mosquitos, previna-se de atritos como quedas que esfolam a pele e causam arranhões e hematomas.
  8. E finalmente… nossa alimentação. Favoreça ingredientes que são antioxidantes, estimulam o colágeno e nutrem de verdade. Alimentos ricos em vitaminas e minerais vão dar todas as ferramentas para sua pele lutar contra fatores externos nocivos, e melhorarão a circulação e aspecto da mesma.

LEIA MAIS: Como cuidar da pele e dos cabelos no verão

Lembre-se que sempre é melhor prevenir do que remediar. A pele é um grande indicador de idade, do quão “cansadas” estamos. Pele bonita e firme nos traz aparência de energia, beleza e vigor! Faça sua escolha!

Carol Filgueiras é empresária, cineasta, hoteleira e responsável pela expansão da marca de produtos de beleza Santapele, nascida no Hotel Emiliano

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×