Como as sommelières Cássia Campos e Daniela Bravin criaram a Sede261, um clube de vinhos por assinatura

Fundada em 2015, a empresa tem o propósito de oferecer uma curadoria de rótulos, para que os clientes possam explorar as bebidas dentro de casa
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Divulgação
As sommelières Cássia Campos e Daniela Bravin (da direita para a esquerda, respectivamente), fundaram a Sede261 em 2015 (Foto: Divulgação)

Em 2014, as sommelières Cássia Campos e Daniela Bravin compartilhavam seus conhecimentos sobre o mundo dos vinhos em restaurantes e bares. Elas faziam a curadoria das bebidas para os clientes, indicando qual seria o melhor rótulo para determinados pratos ou até para certas épocas do ano. A curadoria, mais do que o termo “sommelier”, sempre foi a grande paixão em comum que as duas profissionais carregavam. “A partir do conhecimento, as pessoas se aproximam dos vinhos e entendem que eles não são algo excludente. Todos podem aproveitar a bebida. Não precisa ser algo para poucos”, explica Cássia. 

Quando esse pensamento virou assunto de longas e reflexivas conversas entre Cássia e Daniela, a Sede261 começou a nascer. A dupla pensou em uma forma de expandir esse conhecimento para além dos eventos gastronômicos. Em um processo natural, tiveram a ideia de criar um clube de assinaturas de vinhos, com o propósito de apresentar rótulos criativos e inusitados aos amantes da bebida. E tudo isso, claro, dentro de casa. 

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Desde o primeiro mês de funcionamento, em 2015, as sommelières garimpam rótulos de diversos lugares do mundo, criando uma seleção de garrafas que fogem do óbvio e que passam pelo criterioso olhar da dupla. “Queremos que a pessoa abra os horizontes”, explica Daniela. Para que isso aconteça, os rótulos nunca se repetem e chegam aos assinantes às cegas, sem qualquer dica prévia. 

Embora o modelo de negócio tenha nascido de uma paixão, sem grandes pesquisas sobre o mercado, a Sede261 se tornou pioneira no segmento de clube de vinhos por assinatura no Brasil. Até aquele momento, não existia nenhum projeto assim no país, o que fez com que os fãs de enologia se apaixonassem pela ideia logo de cara. “As pessoas começaram a entrar em contato com a gente para saber mais sobre o negócio. De repente, fomos criando uma comunidade de amantes da bebida”, conta Cássia. 

Surfando a onda do sucesso, as empreendedoras decidiram expandir o projeto e abrir um espaço físico – que se tornou o nome oficial da empresa, Sede261, já que o local fica na Rua Benjamim Egas, número 261, em Pinheiros. Ironicamente, alguns clientes entendem que a palavra “sede” está relacionada à necessidade de bebida no organismo, e não à um local onde uma empresa monta o seu estabelecimento. “É engraçado quando ouvimos isso”, brinca Cássia. “Não pensamos nisso na hora de batizar o nosso negócio, mas ficou um duplo sentido muito legal.” 

Afinal, é para aqueles que têm sede de vinho que a Sede261 foi criada. Seguindo a filosofia das sommelières, o espaço informal – que conta com 10 lugares internos e mais alguns do lado de fora, na calçada do local – não abre todos os dias. É preciso acompanhar as redes sociais do estabelecimento para decidir o dia da visita. Sem cozinha especializada, o diferencial do bar é uma carta com cerca de 40 rótulos de vinhos em taça, servidos de forma pessoal e cuidadosa pelas empreendedoras. 

“Não servimos comida, mas nossos clientes aproveitam o espaço por muitas horas. São muitos vinhos para provar, então eles costumam ficar lá o dia inteiro. Quando querem comer algo, pedem no delivery. Quando observamos, tem algumas mesas comendo hambúrguer e outras comida japonesa”, revela Cássia. Assim como o clube de assinaturas, o espaço busca apresentar opções diversas e democratizar o acesso à enologia. 

Na pandemia, elas acreditam que esse processo foi acelerado. Durante o isolamento social, o vinho deixou de ser apenas uma bebida refinada de restaurantes para virar uma companheira divertida dentro de casa. Segundo um estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br, que reuniu dados de empresas como Statista, Euromonitor e Nielsen, o consumo de vinho no Brasil aumentou 30% após o início da disseminação de Covid-19. Foram 2,78 litros de vinho per capita entre abril de 2020 e a mesma data em 2021. 

Daniela, que trabalha há mais de 20 anos no setor, percebeu esse aumento exponencial no interesse sobre vinhos dentro da Sede261, que teve um crescente número de assinaturas nos últimos dois anos. “Oferecemos criatividade e escape do cotidiano”, destaca Dani, que se orgulha do que o clube de vinhos se tornou desde sua criação, em 2015. 

Embora tenha crescido, no entanto, o funcionamento é o mesmo desde o princípio: mensalmente, as sommelières selecionam seis rótulos para enviar aos assinantes – um deles é um exclusivo do clube, feito em parceria com vinhateiros (fabricantes de vinho) de diferentes lugares do mundo. Para completar a seleção, elas enviam fichas técnicas repletas de detalhes sobre cada garrafa, seus produtores, uvas e regiões de cada bebida, além de dicas de harmonização e músicas selecionadas para completar a experiência de cada vinho. 

LEIA TAMBÉM: Corpo de verão: como a influenciadora Gabi Camello superou a pressão estética e criou uma marca de biquínis para todas as mulheres

As encomendas são por meio das redes sociais e do site oficial e a caixa com seis rótulos custa R$ 550, podendo ser encomendada de forma avulsa ou com assinatura semestral. Além disso, a dupla também disponibiliza combos semanais de vinhos selecionados com opções especiais do clube. Hoje, além da Sede, as empreendedoras também estão à frente do Huevos de Oro, uma taberna espanhola em Pinheiros, tocada pela chef Ligia Karazawa. Neste caso, é uma experiência para quem gosta de gastronomia e vinhos. 

Mas, seja no Huevos de Oro ou na Sede261, elas resumem bem os seus trabalhos na enologia: “Vendemos curadoria e compartilhamos nossa paixão pela enologia. Queremos que todos sintam a alegria de explorar um bom vinho”, conclui Cássia.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×