Ibovespa avança em sessão de ajustes após feriado

Vale avançou 1,24%, com o setor de mineração e siderurgia como um todo com forte valorização
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

O Ibovespa fechou em alta hoje (12), com blue chips como Vale, B3 e Bradesco entre os principais suportes, em sessão de ajustes após feriado e com novos recordes em Wall Street.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 1,73%, a 127.593,83 pontos. O volume financeiro somou R$ 26,5 bilhões.

OLHA SÓ: Relatório Focus aponta para maior aperto monetário em 2021 e 2022

Na visão do gestor de renda variável da Western Asset Cesar Mikail, o Ibovespa refletiu movimentos técnicos, de ajustes ao comportamento do mercado nos Estados Unidos e dos ADRs (American Depositary Receipt) de empresas brasileiras na sexta-feira.

No último dia 9, a bolsa paulista fechou em razão de feriado em São Paulo, enquanto o iShares MSCI Brazil ETF, considerado uma medida do desempenho do Ibovespa em dólar, subiu 1,3% no mercado norte-americano. Nesta sessão, avançou quase 2%.

Entre os ADRs brasileiros, o da Vale saltou 3% na última sexta-feira.

Além disso, acrescentou, a temporada de resultados corporativos nos EUA do segundo trimestre começa nesta semana, que se mostrar um começo positivo pode se refletir no S&P 500 e favorecer a bolsa brasileira.

No Brasil, a safra de balanços deve ganhar fôlego no final do mês. E um bom desempenho, na visão de Mikail, deve apoiar uma reprecificação no Ibovespa.

Em Wall Street, nesta segunda-feira, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq Composite renovaram máximas históricas, impulsionados pelas ações da Tesla, tendo no radar a temporada de balanços e uma série de dados econômicos.

Destaques

VALE ON avançou 1,24%, com o setor de mineração e siderurgia como um todo com forte valorização, em meio à alta dos preços do minério de ferro e do aço na China. CSN ON saltou 6,17%.

ITAÚ UNIBANCO PN e BRADESCO PN valorizavam-se 1,37% e 2,52%, respectivamente, tendo ainda de pano de fundo notícias sobre potenciais mudanças em medidas propostas pelo governo na segunda fase da reforma tributária.

E AINDA: Ibovespa avança puxado por Vale após semana negativa

B3 ON fechou em alta 3,47%, em sessão de recuperação, após cair quase 4% nos primeiros pregões do mês.

PETROBRAS PN subiu 0,87%, mesmo com o declínio dos preços do petróleo no mercado externo. No setor, PETRORIO ON recuou 0,72%.

EMBRAER ON disparou 8,18% após informar que recebeu pedido firme para 30 jatos E195-E2 e direito de compra de mais 50 aeronaves do mesmo modelo da Porter Airlines. O pedido já fora divulgado em maio, com o anúncio desta segunda-feira incluindo os direitos de compra e o cliente.

CVC BRASIL ON saltou 7,29%, buscando uma recuperação após alguma correção de baixa desde o final do mês passado. Apenas na última semana, a ação acumulou declínio de quase 6%. No ano, sobe cerca de 38%.

COSAN ON valorizou-se 6%, tendo renovado máximas históricas, em meio a expectativas para a oferta inicial de ações da Raízen, joint venture da empresa com a Shell na área de distribuição de combustíveis e produção de açúcar e etanol. O IPO foi protocolado no começo do mês passado.

LEIA AQUI: Principais notícias do mercado para segunda-feira

JHSF ON subiu 4,91%, após reportar crescimento de 63,9% nas vendas contratadas no segmento de incorporação no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, para 556,8 milhões de reais.

BANCO INTER UNIT valorizou-se 3,48%, após prévia operacional do segundo trimestre, quando atingiu 12 milhões de clientes, mais do que dobrando sua base ante o mesmo período do ano anterior.

CARREFOUR ON caiu 1,06%, entre as poucas quedas do Ibovespa, ampliando as perdas desde que encostou em máximas históricas no mês passado. No setor, GPA ON encerrou com variação negativa de 0,03%.

BK BRASIL ON, que não está no Ibovespa, avançou 7,92%, após a responsável pelas franquias das redes Burguer King e Popeyes no país fechar acordo para operar a Domino’s Pizza no Brasil.

(com Reuters)

Compartilhar a matéria:

×