Pergunte à Especialista: 5 dúvidas sobre como estudar na hora de investir

Especialista responde as principais perguntas de quem deseja aprender sobre investimentos de forma segura
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Pergunte à especialista
Aprenda a estudar sobre investimentos de forma simples e segura

Educação é a chave para quem está começando no mundo dos investimentos. Quando dominamos um assunto, nos sentimos confiantes para aplicar esse conhecimento no nosso dia.

OLHA SÓ: Pergunte à especialista: Como investir com pouco dinheiro

Essa jornada pode ser difícil para quem está começando. Neste momento, surgem questionamentos sobre onde e como encontrar informações confiáveis. Para ajudar você a entender um pouco mais sobre este processo e começar de vez a investir, a Elas Que Lucrem separou cinco perguntas enviadas por nossas seguidoras no perfil da EQL no Instagram, o @ElasQueLucrem.

1. É preciso aprender sobre taxas, rendimentos e códigos para começar a investir?

Sim!! Para começar a investir com confiança, é sempre importante conhecer o básico sobre investimentos, e o estudo é essencial para aplicar o seu dinheiro em um produto.

É possível encontrar muito conteúdo gratuito e de qualidade na internet (Youtube, Instagram e outras plataformas), e e-books sobre investimentos para iniciantes. Aqui vai uma dica da EQL: 10 mulheres economistas para acompanhar nas redes sociais.

Se você sentir muita dificuldade em aprender sobre o assunto e que precisa de mais auxílio para entender os conceitos, outra alternativa é buscar cursos e mentorias focados em investidores iniciantes.

2. Como saber se estou investindo da forma correta e onde consulto meus rendimentos?

É sempre bom relembrar que nem sempre o melhor investimento é aquele que apresentou a melhor rentabilidade no passado. Primeiramente, você deve entender os seus objetivos e observar se seus investimentos estão alinhados com eles.

A consulta da rentabilidade de um investimento pode variar de corretora para corretora. Geralmente, existe um campo clicável no site ou no aplicativo da instituição escrito “carteira” e, lá, você consegue consultar quanto rendeu sua carteira e os seus investimentos até o momento.

3. Onde encontrar mentores ou cursos de qualidade para entender melhor sobre investimentos?

A melhor forma é pesquisar por cursos mais renomados, avaliar os conteúdos tratados no curso e qual apresenta o melhor custo-benefício em comparação com os concorrentes. O processo é parecido com busca por outros produtos que você deseja consumir. É recomendado consultar as avaliações e comentários sobre o curso pretendido, para entender melhor sobre o que é oferecido e se está de acordo com o que você busca e espera.

4. O que são fundos de fundos?

Fundos de fundos são um tipo de fundo de investimentos que em vez de aplicar diretamente em ações e produtos de renda fixa, compra cotas de outros fundos de investimentos. É uma boa estratégia para ter o seu dinheiro bem diversificado em diferentes classes de investimentos.

5. Como investir nas bolsas norte-americanas?

Uma forma de investir na bolsa norte-americana é aproveitar os fundos internacionais que investem em produtos dos Estados Unidos. Você pode consultar a corretora da qual é cliente para entender as possibilidades ou abrir uma conta em uma corretora norte-americana que aceite brasileiros. Atualmente, existem três principais instituições que admitem investidores do Brasil: Avenue, Passfolio e Ameritrade.

Elas oferecem serviços diferenciados, como aplicativo e suporte em português. Recomendo que você analise cada uma e identifique qual atende melhor seus objetivos e necessidades.

Quer participar do próximo “Pergunte à especialista”? Mande sua dúvida para o perfil @elasquelucrem no Instagram ou para os endereços eletrônicos [email protected] e [email protected]

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada

Compartilhar a matéria:

×