Principais notícias do mercado para segunda-feira

Simpósio de Jackson Hole, crise hídrica e tudo que vai mexer com o mercado hoje (30)
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

As bolsas norte-americanas fecharam em alta na última sexta (27) após a reação do mercado com as declarações do Federal Reserve. Como resultado, o S&P500 fechou aos 4.509 pontos, representando uma alta de 0,88%.

Na última semana ocorreu o Simpósio de Jackson Hole. O evento reúne os principais bancos centrais do mundo para discussões sobre a política econômica dos países. No entanto, o mercado estava focando nas declarações dos Estados Unidos.

OLHA SÓ: Principais notícias do mercado para sexta-feira

Segundo o presidente do Federal Reserve, banco central dos EUA, a economia está se recuperando no nível esperado pelo governo. Portanto, eles iriam começar a reduzir os estímulos ainda esse ano para fazer a economia crescer mais rápido. Entretanto, isso não significa que o governo pretende aumentar a taxa de juros.

No Brasil, a bolsa fechou em alta com o otimismo do mercado no exterior. Como resultado, o Ibovespa fechou aos 120.677 pontos, representando uma alta de 1,64%.

Além do cenário externo, a trégua no cenário político brasileiro também contribuiu para acalmar o mercado com a situação nacional.

Entretanto, a crise hídrica ainda gera cautela no mercado. Esta semana, a Aneel vai definir a bandeira tarifária das contas de luz para o mês de setembro. A expectativa é que a bandeira aumente por causa da crise. No entanto, segundo a prévia da inflação de agosto, as contas de energia já aumentaram 5% neste mês. O mercado teme uma inflação maior por causa, principalmente, do setor de energia.

Entre o destaque das empresas no mercado, a Vale se beneficiou do avanço do minério de ferro e com a expectativa de que a China faça uma reposição de estoque. Dessa forma, as ações subiram 2,5%.

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×