Principais notícias do mercado para segunda-feira

Queda nos Estados Unidos, desemprego no Brasil e tudo que vai mexer com o mercado hoje (2)
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

O mercado norte-americano fechou em queda na última sexta-feira (30), mas, ainda assim, as bolsas acumulam saldo mensal positivo pelo sexto consecutivo. O S&P500 fechou com 4.395 pontos, queda de 0,54%, e o índice Dow Jones finalizou o dia abaixo da marca de 35.000 pontos.

Dentre os balanços divulgados no último pregão, a Amazon foi o destaque negativo porque reportou sua primeira receita trimestral abaixo das expectativas dos investidores em dois anos. O Pinterest caiu 18,2% no valor de seus papéis com o anúncio da baixa de assinantes mensais no último trimestre.

OLHA SÓ: Principais notícias do mercado para sexta-feira

Os números de inflação aliviaram um pouco o mercado no último pregão. Em um ano, o principal índices de preços nos Estados Unidos apontou para um aumento de 3,5%. Apesar da forte aceleração, foi um pouco abaixo dos 3,6% que o mercado esperava.

A bolsa brasileira acompanhou a queda do mercado norte-americano e o medo do desemprego no Brasil. Como resultado, o Ibovespa fechou com 121.800, queda de 3,08%, e o dólar encerrou o dia a R$ 5,20.

A taxa de desemprego em maio chegou a 14,6% e foi a segundo mais alta da série histórica. Os analistas esperavam desemprego de 14,5%, mas a alta se mostrou mais expressiva, o que gerou preocupação no mercado pela possibilidade de uma nova crise.

Os gastos do governo também geram incertezas nos investidores. Os programas Bolsa Família e Auxílio Emergencial são fontes de preocupação porque movimenta um valor não previsto em gastos do governo.

A Vale apresentou a maior queda da sessão passada por conta da redução da demanda da China, a principal compradora da empresa. O mercado reagiu de forma pessimista e as ações caíram 5,08%.

Hoje, os olhos devem estar voltados para os resultados financeiros das empresas, incluindo BB Seguridade, Alpargatas e Irani.

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada

Compartilhar a matéria:

×