Principais notícias do mercado para sexta-feira

Afeganistão, ruídos políticos e tudo que vai mexer com o mercado hoje (27)
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

As bolsas norte-americanas fecharam em queda ontem (26), em meio a um aumento da preocupação do mercado com a situação no Afeganistão. Como resultado, o S&P500 encerrou o dia com 4.469 pontos, queda de 0,58%.

O sentimento de risco aumentou e o mercado está de olho no noticiário sobre o Afeganistão. O Pentágono confirmou que 12militares norte-americanos morreram e 5 ficaram feridos nas duas explosões que ocorreram fora do aeroporto de Cabul ontem.

OLHA SÓ: Principais notícias do mercado para quinta-feira

Os dados econômicos divulgados ontem pelos Estados Unidos foram mistos. Enquanto o número de pedidos de auxílio-desemprego ficou acima do esperado pelo mercado, o crescimento econômico do país superou as expectativas. O mercado segue cauteloso com as próximas decisões do governo.

Hoje é o último dia do Simpósio de Jackson Hole, que reúne autoridades dos principais bancos centrais, e serão divulgadas as decisões e debates colocados em pauta.

No Brasil, a bolsa encerrou o dia em queda, motivada pelos ruídos políticos em Brasília. Como resultado, o Ibovespa fechou com 118.723 pontos, queda de 1,73%.

As discussões entre o STF e o presidente Bolsonaro, os conflitos para aprovação da PEC sobre as eleições e os debates sobre o teto de gastos e o parcelamento de dívidas aumentam o risco do país. Desta forma, os investidores, principalmente os estrangeiros, alimentam o receio de investir em empresas brasileiras.

Além disso, o mercado aproveitou as altas seguidas da bolsa para realizar lucro nas operações, o que também contribui para a queda do índice.

Hoje, a Aneel vai divulgar a bandeira tarifária das contas de luz para setembro. A crise hídrica, que preocupa o mercado há um tempo, vem aumentando a inflação do Brasil e o valor das contas de energia.

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada

Compartilhar a matéria:

×