Ibovespa fecha em queda e acumula perda na semana

Índice renovou mínima em seis meses após cenário de forte volatilidade
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

O Ibovespa fechou em queda hoje (10), acumulando mais uma semana negativa, marcada por forte volatilidade e na qual renovou mínima em seis meses, com os holofotes voltados para o cenário político-institucional no país.

Declarações do presidente Jair Bolsonaro em manifestações no Dia da Independência, atacando ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ameaçando descumprir ordens judiciais, desencadearam uma forte aversão a risco no mercado.

LEIA MAIS: Sea, dona do Shopee, garante US$ 6 bilhões em captação de recursos

Na quarta-feira (08), o Ibovespa afundou quase 4% com os comentários elevando a temperatura em Brasília e alimentando inquietações quanto ao avanço da pauta econômica, em especial assuntos relacionados ao quadro fiscal.

Investidores ainda experimentaram uma sensação de déjà vu com a mobilização de caminhoneiros, que se somaram ao rol de adversidades que tem minado as ações locais e incluem uma inflação elevada e uma crise hídrica.

Na véspera, porém, uma nota divulgada por Bolsonaro perto do fechamento do pregão, na qual disse respeitar as instituições da República, foi entendida como um sinal de trégua na escalada das tensões e resultou em uma forte reação do Ibovespa.

Apesar do respiro, a percepção no mercado é de que ruídos políticos devem continuar, em particular porque ainda falta mais de um ano para a eleição presidencial, assim como persistem os outros desafios ao país.

Hoje,, o Ibovespa ensaiou manter a recuperação, encostando em 117 mil pontos na máxima, mas o ambiente ainda de incertezas domésticas e um quadro mais negativo nas bolsas norte-americanas reprimiram o movimento.

VEJA TAMBÉM: Comércio cresce 1,2% em julho e atinge patamar recorde

No fechamento, o Ibovespa acusou queda de 0,93%, a 114.285,93 pontos, na mínima do dia, acumulando perda de 2,26% na semana e de 3,78% no mês. No ano, a queda agora é de 3,98%.

Maiores baixas e altas do Ibovespa no dia

O índice Small Caps cedeu 0,23%, a 2.726,56 pontos, com recuo de 1,42% na semana e 4,3% no mês, mostrando declínio de 3,4% em 2021.

O volume negociado no pregão nesta sexta-feira somou R$ 31,2 bilhões.

Destaques do Ibovespa acumulados no mês:

– BANCO PAN PN cai 16,17%, em mês negativo para ações de bancos, marcado também pela entrada dos papéis do Pan na carteira do Ibovespa que irá vigorar até o final do ano.

– CIELO ON perde 14,63%, engatando o quarto mês seguido de baixa, refletindo queda na participação de mercado e sem sinais de trégua na concorrência em meios de pagamentos.

– VIA ON recua 13,19%, entrando no terceiro mês consecutivo de baixa, com o noticiário incluindo investimento em startups, enquanto busca ampliar serviços dinanceiros do BanQi.

– MARFRIG ON sobe 12,15%, em máximas desde 2010, apesar da suspensão das exportações de carne bovina pelo Brasil para a China, com o setor entre as maiores altas do mês

– WEG ON avança 8,72%, buscando retomar fôlego, após correção desde as máximas históricas no começo do ano, de mais de 20% até o final de agosto.

– ASSAÍ ON valoriza-se 8,15%, reagindo após acumular performance negativa no mês passado, tendo de pano de fundo um cenário de inflação ainda elevado no país.

Veja o comportamento dos principais índices setoriais na B3 no acumulado do mês:

– Índice financeiro: -6,37%

– Índice de consumo: -1,93%

– Índice de Energia Elétrica: -0,39%

– Índice de materiais básicos: -3,22%

– Índice do setor industrial: -1,41%

– Índice imobiliário: -5,16%

– Índice de utilidade pública: -1,02%

(Com Reuters)

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×