Pergunte à especialista: 5 dúvidas sobre ações

Veja as repostas para as principais dúvidas quando o assunto são ações
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
abre_financas_graficos_03set2021_antonpetrus_envatoelements

As ações são um dos investimentos mais conhecidos e essenciais para as investidoras que desejam ter uma carteira diversificada. No entanto, por ser um investimento mais arriscado, muitas vezes podemos ter dificuldades ou até medo de para aplicar esse dinheiro.

Uma ação é basicamente uma pequena parte de uma empresa. Por exemplo, quando uma empresa precisa de dinheiro para investir em seu negócio, ela pode abrir seu capital, emitindo ações. Em resumo, quem compra as ações, pode se tornar um sócio da companhia. Elas podem ser compradas em diversas quantidades.

Por isso, a Elas Que Lucrem responde cinco perguntas para te ajudar a investir em ações.

OLHA SÓ: Pergunte à especialista: 5 dúvidas sobre investimento em renda variável

Como diversificar uma carteira de ações?

A diversificação mais conhecida e mais simples é a setorial, ou seja, investir em diversos setores diferentes. Na bolsa de valores existem várias empresas de ramos diferentes: financeiro, comércio, tecnologia, energia, commodities e tantos outros. Por isso, é necessário diversificar suas ações para ter uma proteção no caso de algum setor sofrer alguma desvalorização.

É melhor investir em ações que se valorizem ou que paguem dividendos?

O ideal é ter os dois tipos de investimentos. Dessa forma, existe a possibilidade de aproveitar tanto as valorizações, quanto os dividendos.

Ao priorizar um desses focos, é necessário entender os objetivos com aquele investimento. Os dividendos são construídos ao longo do tempo para criar uma nova fonte de renda. A valorização também, mas pode trazer um ganho maior.

É possível reinvestir os dividendos das ações?

Sim! Quando uma investidora recebe os dividendos, elas ficam como um saldo na corretora. A partir disso, com esse valor, é possível resgatar esse dinheiro ou usá-lo para continuar investindo.

Como eu sei o valor dos dividendos que uma empresa paga?

O histórico de dividendos e a frequência que a empresa paga é sempre divulgado. Essa informação pode ser consultada na área de relacionamento com investidor, geralmente no site da empresa ou em sites de investimento como a Infomoney. Dessa forma, é possível analisar como é a política de distribuição de lucros da empresa.

Se uma empresa ou fundo imobiliário falir, eu tenho alguma proteção do FGC?

Não. O FGC apenas protege alguns investimentos de renda fixa fornecidos por bancos. A renda variável não tem esse tipo de proteção.

Quer participar do próximo “Pergunte à especialista”? Mande sua dúvida para o perfil @elasquelucrem no Instagram ou para os endereços eletrônicos [email protected] e [email protected]

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×