Pergunte à especialista: 5 dúvidas sobre fundo imobiliário

Veja as repostas para as principais dúvidas quando o assunto são fundos imobiliários
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
abre_financas_casa-e-dinheiro_13set2021_twenty20photos_envatoelements
Entendendo o mercado de fundos imobiliários

Entre os investimentos mais conhecidos no mercado de renda variável estão os fundos imobiliários – também conhecidos como FII. Eles têm como foco o mercado imobiliário, ou seja, são fundos que possibilitam que as investidoras apostem em imóveis.

O grande destaque desse tipo de investimento são os dividendos, ou seja, a rentabilidade obtida com os aluguéis e que são repassadas às investidoras. Dessa forma, é possível ter uma renda mensal.

OLHA SÓ: Pergunte à especialista: 5 dúvidas sobre ações

Como investir em fundos imobiliários?

Para comprar cotas de um fundo imobiliário o processo é o mesmo do que é feito para a compra de ações. As interessadas devem acessar sua corretora, entrar na parte de renda variável ou do home broker, inserir o código do fundo que deseja comprar, definir a quantidade de cotas e a assinatura eletrônica. Dessa forma, é feita a compra de cotas do fundo desejado.

O processo é bem simples e pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo da corretora.

Os fundos pagam dividendos mensais?

Na maioria dos casos sim, mas existem fundos que ainda não possuem receitas. Um exemplo são os imóveis em construção e que, por isso, ainda não estão alugados. Por lei, os fundos são obrigados a distribuir 95% do seu lucro, mas o período é definido por cada fundo, ou seja, apesar de a maioria pagar mensalmente, essa não é uma prática obrigatória.

Tem uma data de corte para receber os dividendos?

Em geral, a data é no último dia útil do mês. No entanto, ela pode variar de acordo com o fundo imobiliário. A recomendação é olhar diretamente nos documentos do fundo, onde consta essa informação. Cada fundo possui seu site, onde essas informações são disponibilizadas.

Fundos imobiliários possuem alguma garantia?

Os fundos não possuem garantia por serem investimento de renda variável. No entanto, o ativo tem menos volatilidade que as ações, por exemplo.

Alguns produtos de renda fixa oferecidos por bancos possuem garantia pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) sobre valores de até R$ 250 mil por CPF e por instituição.

É recomendado diversificar os fundos imobiliários?

Sim. Existem diversos setores de fundos, como de shopping centers, galpões, prédios comerciais etc. Dessa forma, existe uma grande variedade de fundos que podem ser interessantes para a investidora.

Quer participar do próximo “Pergunte à especialista”? Mande sua dúvida para o perfil @elasquelucrem no Instagram ou para o e-mail [email protected].

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×