Serviços crescem em julho pelo 4º mês no Brasil e chegam a nível mais alto em 5 anos

Resultado deixa o setor 3,9% acima do grau pré-pandemia
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

A atividade de serviços prestados às famílias impulsionou o setor de serviços em julho para a quarta alta seguida no volume, iniciando o terceiro trimestre no patamar mais elevado em cinco anos.

O volume de serviços cresceu em julho 1,1% em relação ao mês anterior, de acordo com dados divulgados hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

LEIA TAMBÉM: Microsoft abre inscrições para programa gratuito de capacitação para mulheres negras

Esse resultado deixou o setor 3,9% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, e também no nível mais alto desde março de 2016.

“Das últimas 14 taxas, apenas uma foi negativa. Os serviços de caráter presencial vem recuperando perdas, mas ainda estão abaixo do nível pré-pandemia. Mas há outros que estão acima e colocam julho no maio patamar desde março de 2016″, explicou o analista da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Na comparação com o mesmo mês de 2020, foi registrada alta de 17,8% no volume, quinta taxa positiva seguida.

Os resultados ficaram em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 1,0% na comparação mensal e de 18,0% na base anual.

Nos últimos meses o setor de serviços vem sendo beneficiado pelo avanço da vacinação no país, o que permite a reabertura da economia e favorece os serviços de caráter presencial.

Com isso, vem havendo um deslocamento dos gastos das famílias de bens para serviços, embora o setor ainda esteja 7,7% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014.

VEJA MAIS: Marcia Paron: 3 dicas de como parar de comprar por impulso e em excesso

“O aumento de inflação e milhões de desempregados são impeditivos para o crescimento da prestação de serviço às famílias. Mas com flexibilização e vacinação as pessoas trocam bens de consumo por mais serviços”, disse Lobo.

Lazer

Em julho, o resultado se deveu a apenas duas das cinco atividades, destacadamente a alta de 3,8% dos serviços prestados às famílias, acumulando ganho de 38,4% entre abril e julho.

Os desempenhos que mais chamaram a atenção foram de hotéis, restaurantes, serviços de buffet e parques temáticos, mas apesar disso os serviços prestados às famílias ainda estão 23,2% abaixo de fevereiro de 2020, sendo a única das cinco atividades que ainda não superou o nível pré-pandemia.

Por sua vez os serviços profissionais, administrativos e complementares avançaram 0,6%, com crescimento de 4,3% nos últimos três meses. Essa atividade superou pela primeira vez o patamar pré-pandemia, ficando 0,5% acima de fevereiro de 2020.

“Essas duas atividades (serviços prestados às famílias e profissionais) são justamente aquelas que mais perderam nos meses mais agudos da pandemia”, disse Lobo, lembrando do caráter presencial delas.

Entre as outras atividades, tiveram impactos negativos no índice geral serviços de informação e comunicação (-0,4%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,2%) e os outros serviços (-0,5%).

OLHA SÓ: Plataforma de infraestrutura de crédito Captalys pede registro para IPO

Lobo destacou, entretanto, que embora as atividades presenciais tenham crescido em julho, são aquelas não presenciais que vêm sustentando a recuperação dos serviços desde a fase mais aguda da pandemia, entre março e maio do ano passado.

“O setor de serviços vem sendo puxado por TI, que foi impulsionada na pandemia por contatos virtuais, além de ter sido mais necessário o uso de aplicativos para trabalho remoto e desenvolvimento de segurança cibernética”, explicou ele.

O índice de atividades turísticas, por sua vez, avançou 0,5% em julho na comparação junho, na terceira taxa positiva seguida. Mas o turismo ainda precisa crescer 32,7% para retornar ao patamar pré-pandemia, segundo o IBGE.

(Com Reuters)

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×