6 lições sobre investimentos que podemos aprender em Round 6

Nova série de sucesso da Netflix mostra diversos ensinamentos para a vida financeira
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
abre_financas_round-6_08out2021_reproducao_netflix
Cena de Round 6, nova série da Netflix (Foto: Reprodução Netflix)

A produção sul-coreana “Round 6”, lançada pela Netflix no final de setembro, conquistou uma legião de espectadores logo em sua primeira temporada. A série acompanha um homem que, afogado em dívidas, é convidado a participar de uma série de jogos cujo prêmio é uma grande soma em dinheiro. Quando as “brincadeiras” começam, com a agora hype “Batatinha 1, 2, 3”, ele e os outros participantes percebem que suas vidas estão em risco caso não completem as rodadas.

OLHA SÓ: Elas que Lucrem na Bolsa: Por dentro da Americanas

Ao analisar a série, percebemos diversas lições que podem se aplicar tanto no nosso cotidiano quanto na nossa vida financeira. Para isso, a Elas Que Lucrem separa lições valiosas para você aplicar na sua vida financeira e nos seus investimentos.

Cuidado com suas dívidas

O início da trama, que levou o personagem principal a entrar nos jogos, mostra seu desespero para pagar suas dívidas. Um problema muito sério, inclusive no Brasil.

Para evitar o endividamento, é necessário aprender a controlar suas finanças e respeitar a regra principal e não gastar mais do que recebe. Além disso, ter uma reserva de emergência formada é essencial para evitar o endividamento.

LEIA MAIS: Como montar uma reserva financeira

Não confie na ideia de dinheiro fácil

Na série, o protagonista é persuadido pela proposta de dinheiro fácil que o agente fez. O protagonista, que já tinha problemas com jogos, aceita a proposta e embarca em uma jornada perigosa.

No mundo dos investimentos, é muito comum encontrar propostas de dinheiro fácil, seja por meio de pirâmides ou até fórmulas de day trade. No entanto, ganhar dinheiro com investimentos não é fácil nem rápido.

Ajude quem precisa

Na primeira prova, um dos momentos mais surpreendentes é quando um personagem ajuda o outro para ele conseguir completar a prova. Apesar de isso aparentar muito mais uma lição de vida, e também é, podemos refletir sobre o fato de ser essencial que mulheres investidoras se ajudem, trocando informações para que todas atinjam o sucesso.

Cuidado onde pisa

Em uma das provas, o conselho sobre olhar onde pisa nunca foi mostrado de forma tão literal, e essa dica sempre foi essencial no mundo dos investimentos.

Quando as investidoras aplicam o seu dinheiro, ela se torna sócia ou o empresta. Dessa forma, é essencial que as investidoras estudem e escolham com cuidado seus investimentos.

Nunca foi sorte

Em diversos jogos, a única forma de completar a prova é ter uma boa estratégia, e o mesmo é válido para os seus investimentos.

Elaborar uma boa estratégia é essencial para montar uma boa carteira de investimentos e se proteger de crises e quedas da bolsa. No entanto, todas as estratégias devem estar pautadas em um poderoso pilar: a diversificação.

Por meio da diversificação, é possível se proteger de uma queda em específico e conseguir ganhos maiores. Dessa forma, a diversificação é essencial para todas as investidoras.

Cuidado com seus movimentos

Em momentos de quedas, é normal que as investidoras se assustem e mudem seus investimentos, pautadas pela emoção. No entanto, a grande lição desta série é que, em momentos de tensão, é necessário manter a calma.

Se já existe uma boa estratégia, a investidora deve manter a calma, seguir sua estratégia e ter cuidado com os movimentos. Como resultado, será mais difícil tomar uma decisão precipitada e, consequentemente, perder dinheiro com os investimentos.

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×