“Criptonização” de mercados emergentes ameaça estabilidade financeira

Moedas digitais dispararam em preço e popularidade ano passado
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

O advento das moedas digitais nos mercados emergentes pode desencadear a “criptonização” das economias locais, minando potencialmente controles cambiais e de capital e perturbando a estabilidade financeira, disse o Fundo Monetário Internacional (FMI) hoje (01).

O bitcoin e seus pares dispararam em preço e popularidade no ano passado, com economias de mercados emergentes e em desenvolvimento, como Vietnã, Índia e Paquistão, observando um rápido crescimento em algumas medidas de adoção, de acordo com o pesquisador de blockchain dos EUA Chainalysis.

VEJA TAMBÉM: CVM estreia sandbox com startups de tokens e crowdfunding

As criptomoedas oferecem, em teoria, uma maneira mais barata e rápida de enviar dinheiro através de fronteiras. Os defensores dizem que os tokens digitais, como stablecoins, também podem ajudar a proteger poupanças da alta inflação ou de flutuações nas moedas locais.

Em setembro, El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a adotar o bitcoin como moeda legal, com apoiadores argumentando que a experiência pode reduzir custos de bilhões de dólares em remessas enviadas ao país centro-americano.

O FMI disse que políticas macroeconômicas inadequadas e sistemas de pagamento ineficientes estão entre os motores da adoção da criptomoeda nas economias emergentes, junto com a atração de ganhos rápidos que também entusiasmou investidores em todo o mundo.

Mas o Fundo disse que o nível exato de adoção da criptografia nas economias emergentes é difícil de avaliar com precisão.

Fatores como baixa credibilidade dos bancos centrais e fracos sistemas bancários domésticos que podem alimentar a “dolarização” também podem contribuir para o uso crescente da criptografia, acrescentou o Fundo.

A dolarização ocorre quando uma moeda estrangeira –normalmente o dólar dos EUA– é usada além de, ou em vez de, uma moeda nacional. Alta inflação ou instabilidade de uma moeda nacional estão entre os motores do processo.

OLHA SÓ: BofA prevê ações europeias em queda de quase 10% até fim do ano

A ampla adoção de stablecoins –tokens digitais projetados para manter um valor estável e vistos como úteis para economia e comércio– também pode representar desafios significativos ao reforçar as forças de dolarização existentes, disse o FMI.

“A dolarização pode impedir a implementação efetiva da política monetária pelos bancos centrais e levar a riscos de estabilidade financeira por meio de descasamentos de moedas nos balanços de bancos, empresas e famílias”, disse o documento.

A “criptonização” também pode se tornar uma ameaça à política fiscal, com os ativos digitais possivelmente facilitando a evasão fiscal, acrescentou o FMI.

O Fundo pediu às nações em desenvolvimento que fortaleçam as políticas macroeconômicas e considerem os possíveis benefícios da emissão de moedas digitais do banco central como uma resposta ao aumento da criptografia.

(Com Reuters)

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×