Pergunte à especialista: como investir em criptomoedas

Modalidade, por ser mais recente, ainda desperta dúvidas e preocupações
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
abre_financas_bitcoin_18out2021_serhiibobyk_envatoelements

As criptomoedas são uma forma de investimento que está provocando uma verdadeira revolução no mercado e ganhando relevância e cada vez mais adeptos. O Bitcoin, a mais conhecida delas, ganhou destaque depois que várias celebridades revelaram ter aderido ao investimento, como Paris Hilton, Elon Musk e Gisele Bündchen

No entanto, apesar da curiosidade e do interesse gerado pelos criptoativos, a modalidade é nova, o que acaba por gerar muitas dúvidas e dificuldades.

OLHA SÓ: Pergunte à especialista: como investir nos Estados Unidos

Para ajudar as investidoras interessadas em criptomoedas, a Elas Que Lucrem responde, a seguir, as principais dúvidas sobre esse tipo de investimento.

O que é uma criptomoeda?

É um tipo de moeda (como o real e o dólar) que não existe no mundo físico, apenas no digital, por meio de um código de computador. Assim, quem detiver o código, detém a criptomoeda.

Esses criptoativos ainda possuem o diferencial de não estarem atrelados aos governos – como é o caso do dólar nos Estados Unidos e do real no Brasil. Dessa forma, o investimento não é impactado por iniciativas ou manipulações estatais, apenas pela oferta e demanda.

Como investir em criptomoedas?

Existem duas formas principais de investir em criptomoedas: por meio de fundos ou da compra direta.

Os fundos de investimento são a forma mais prática de apostar nesses ativos, já que um gestor profissional fica responsável por escolher as melhores opções.

A outra forma é comprar diretamente a criptomoeda por meio de uma corretora – processo que exige mais análise e um maior controle, mas livre das taxas cobradas pelos fundos.

Que corretora escolher?

Atualmente, existem diversas corretoras focadas em investimentos de criptomoedas, as chamadas exchanges. Para escolher uma, é necessário analisar as taxas cobradas, os ativos comercializados, quais serviços presta e se é uma empresa segura. 

É arriscado investir em criptomoedas?

As criptomoedas são um investimento de renda variável, ou seja, não é possível saber a valorização ou desvalorização no dia seguinte. Portanto, é essencial que a investidora tenha uma carteira bem diversificada e muita cautela ao definir o montante que será destinado a elas.

Existem outras criptos além do Bitcoin?

O Bitcoin é apenas uma das criptomoedas existentes no mercado. Com o tempo, outras foram surgindo, entre elas Etherium, Cardano e Binance Coin. Essas moedas têm diferentes princípios e fatores que impactam nas suas performances.

Quer participar do próximo “Pergunte à especialista”? Mande sua dúvida para o perfil @elasquelucrem no Instagram ou para o e-mail [email protected].

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×