Por que é tão importante ter uma assessoria de investimentos?

Serviço ajuda investidores a tomarem as melhores decisões sobre as modalidades disponíveis no mercado
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
abre_financas_assessora_22nov2021_20th20fotos_envatoelements
Uma assessoria de investimentos pode fazer toda a diferença para a sua carteira (Foto: 20th20photos/ Envatoelements)

Apesar de ser uma função que se popularizou bastante nos últimos anos, a profissão de assessor de investimentos é antiga. Os primeiros registros encontrados são do século 19, principalmente relacionados às empresas de engenharia, um dos segmentos que mais necessitavam desse tipo de auxílio.

Atualmente, a assessoria de investimentos se expandiu para empresas de qualquer setor e passou a incluir também o atendimento às pessoas físicas. Com a popularização do mercado financeiro, os assessores se tornaram fundamentais para quem quer tomar as melhores decisões de investimento.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Para atuar, esses profissionais precisam ser certificados pelas instituições, como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que fiscalizam o mercado financeiro. Só assim eles serão oficialmente considerados habilitados para fazer as melhores recomendações.

Vale lembrar que, sozinho, o assessor financeiro não faz milagres. Para uma recomendação sólida, ele precisa definir corretamente o perfil e os objetivos do investidor e, assim, conciliar essas informações com seus conhecimentos sobre economia e sobre os produtos disponíveis no mercado. Só assim é possível fazer um suporte personalizado para cada tipo de investidor.

Segundo a especialista em finanças Gabriela Sporch, da Toro Investimentos, esses profissionais também oferecem explicações detalhadas sobre os produtos disponíveis e suas diferenças, como prazos, formas de remuneração e riscos, e ajudam no processo de contratação dos mesmos. No entanto, o assessor não pode emitir opinião sobre compra e venda de ações – apenas sobre os demais tipos de investimentos, como fundos de investimentos e renda fixa

Outra vantagem de contar com um profissional especializado é evitar golpes. Em agosto deste ano, por exemplo, a atriz global Juliana Paes perdeu R$ 480 mil ao apostar em um investimento que prometia rendimentos entre 4% e 8% ao mês e, na realidade, tratava-se de pirâmide financeira, modalidade que depende do recrutamento progressivo de outras pessoas e, por isso mesmo, insustentável – além de ser considerado crime no Brasil. 

Desde 2019, o volume de assessores financeiros em território brasileiro cresceu 50%, ultrapassando 14 mil profissionais certificados. “O crescimento da bolsa de valores por aqui está provocando também um aumento desses profissionais e ainda existe muito espaço para desenvolvimento”, finaliza Gabriela.

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×