Retrospectiva: os acontecimentos que levaram a bolsa a altos e baixos em 2021

Entenda os fatores que mexeram com o bolso das investidoras neste ano
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
abre_financas_dinheiro-2021_30dez2021_twenty20photos_envatoelements
Eventos marcaram a bolsa de valores e mexeram com o dinheiro dos investidores (Foto: twenty20photos / Envatoelements)

Com 2021 chegando ao fim, muitas investidoras estão relembrando como foi o ano no mercado financeiro e pensando o que devem esperar para o próximo. Dessa forma, é interessante rever os principais acontecimentos que marcaram a bolsa de valores neste período.

O ano foi considerado uma continuação dos eventos que se iniciaram em 2020, com a pandemia ainda impactando a bolsa e a economia, mas também houve um alívio por causa da vacinação. No entanto, a Covid-19 ainda foi a principal protagonista do desempenho das bolsas ao redor do mundo.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

A primeira metade de 2021 foi positiva para as investidoras, com a bolsa engatando uma crescente alta que permaneceu até o mês de junho. No entanto, o segundo semestre foi marcado por uma grande queda ocasionada por problemas econômicos e políticos do país.

Veja abaixo os grandes eventos que marcaram a bolsa brasileira em 2021:

19 de janeiro: início da vacinação no país

O início do processo de vacinação do país surgiu como uma luz no fim do túnel para o fim da pandemia e da crise econômica. Com a disponibilidade de vacinas, algumas medidas de restrição começaram a ser flexibilizadas no Brasil e no mundo.

Com isso, os dados sobre a atividade econômica do país passaram a ser mais positivos e as bolsas sentiram positivamente a notícia. 

Segundo a estrategista de ações da XP Investimentos, Jennie Li, “o começo da vacinação foi mais lenta do que o esperado, mas a partir do momento em que o processo se acelerou, houve um otimismo entre os investidores. O sistema de saúde auxiliou bastante e houve uma boa aceitação da população sobre a vacinação em comparação com os Estados Unidos”.

A estrategista ainda ressalta que, com as pessoas voltando a circular e consumir no Brasil e no mundo, as commodities, principalmente o minério de ferro e o petróleo, apresentaram uma boa valorização e empresas, como a Vale e a Petrobras, cresceram bastante no primeiro trimestre.

4 de junho: Ibovespa atinge 130 mil pontos

Com os resultados positivos das empresas, a vacinação andando e os governos tomando medidas para aquecer a economia no Brasil e no mundo, a bolsa entrou em um grande processo de alta, atingindo diversas máximas históricas.

No dia 4 de junho, ela registrou o seu recorde, fechando em 130.125 pontos.

Jennie ainda ressalta que a valorização das commodities também foi muito benéfica e ajudou a bolsa a chegar no patamar dos 130 mil pontos na metade do ano, pois as empresas brasileiras que atuam neste mercado se beneficiaram.

OLHA SÓ: 5 ações que mais subiram e caíram em 2021

20 de setembro: calote da Evergrande

O calote da Evergrande causou um grande baque no mercado financeiro. Como a  companhia é a segunda maior da construção civil da China, uma dívida não paga e uma possível falência da empresa poderiam significar uma crise no mercado imobiliário do país.

Segundo a estrategista, como o setor é o mais relevante da China, isso provocou nos investidores preocupação de um possível efeito cascata que resultaria em uma crise imobiliária no país.

30 de setembro: inflação ultrapassa os 10%

Com a economia aquecida, as pessoas consomem mais, o que gera um aumento na procura por produtos. No entanto, as empresas tiveram dificuldade para suprir essa demanda por causa da alta dos custos devido à pandemia. O resultado foi uma inflação que, no mês de setembro, atingiu o patamar de 10,25% no acumulado em 12 meses.

“Entre os fatores que impactaram a bolsa brasileira estão a inflação persistente, o crescimento da demanda e a oferta que não foi suprida. A crise energética também contribuiu para o aumento das contas de luz”.

4 de novembro: descoberta da variante ômicron

Quando as expectativas giravam em torno do fim da pandemia, a notícia de uma nova variante chocou o mercado financeiro e provocou uma cautela entre os investidores ao redor do mundo. O resultado foi a queda das bolsas mundiais e brasileiras com o receio de uma nova onda da Covid-19.

“Apesar do susto com a descoberta da ômicron, as novas pesquisas acalmaram os investidores, principalmente em relação à mortalidade baixa e à contenção da variante com uma terceira dose da vacina”, afirma a estrategista.

LEIA MAIS: 2021: um ano louco para a economia

8 de dezembro: Selic atinge 9,25%

Com a alta da inflação, o governo passou a tomar medidas para conter o aumento dos preços e uma delas foi subir a taxa básica de juros (Selic). No início de 2021, ela estava em 2% ao ano, mas com o avanço de 7,25 pontos percentuais, a taxa encerrou em 9,25%.

“Quando a taxa Selic estava em 2%, muitos investidores foram atraídos para a bolsa brasileira. Com a alta bem relevante da taxa, as empresas da bolsa são impactadas e a renda fixa se torna mais atrativa”, completa Jennie.

15 de dezembro: a PEC dos precatórios é aprovada

O final do ano ainda foi marcado por um receio em relação a uma possível crise fiscal no país. Com a pandemia, o governo aumentou os seus gastos para reparar os estragos causados pelo coronavírus, consequentemente, passou a ter menos dinheiro para projetos, como o Auxílio Brasil no valor de R$ 400.

Para contornar a situação, o governo criou uma PEC que permitia parcelar as dívidas judiciais que possui. Dessa forma, teria mais espaço no orçamento para gastar.

A estrategista ressalta que o risco fiscal impactou bastante a bolsa brasileira. Segundo ela, esse aspecto deve ser destaque entre os investidores em 2022, principalmente por causa das eleições do próximo ano.

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×