Startup latino-americana traz ao Brasil plataforma para ajudar pais a educarem seus filhos sobre finanças

Companhia oferece aplicativo e cartão de débito com controle total dos gastos pelos responsáveis
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Aplicativo auxilia famílias a ensinar os filhos sobre como ganhar, poupar e gastar dinheiro (Foto: Mozper/ Divulgação)

Com o objetivo de ajudar os pais a criar filhos responsáveis financeiramente, a plataforma Mozper chega ao Brasil com o lançamento de um cartão da bandeira Visa exclusivo para crianças e adolescentes. Como principais diferenciais, a companhia cita a possibilidade de criação de metas financeiras por meio do aplicativo, mesada automática, recompensas e divisão do dinheiro em categorias. 

Segundo o cofundador e CEO da startup, Gabriel Roizner, o propósito vai além de oferecer controle dos pais sobre os gastos dos filhos: a ideia é contribuir para que as crianças e adolescentes aprendam a ganhar, poupar e gastar. “É uma oportunidade para pais e filhos conversarem sobre dinheiro, entenderem as necessidades de consumo sem surpresas ao longo do caminho e educar para uma vida financeiramente responsável”, afirma o executivo. 

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Mariana Rocha, head de marketing da Mozper, ressalta que a plataforma não pretende estimular o consumismo entre os jovens, mas promover a autonomia e auxiliar no ensino sobre finanças no contexto familiar, por meio da integração da ferramenta à rotina de pais e filhos. Por isso, além das funcionalidades disponíveis na plataforma, a startup ainda envia conteúdos sobre o tema para dar apoio aos responsáveis na jornada pela educação financeira

Entre as funcionalidades está a definição de tarefas e recompensas. Por meio dela, são criadas, no aplicativo, missões que devem ser cumpridas pelas crianças e adolescentes, como limpar a casa ou arrumar a cama, e estipular um valor a ser recebido pela finalização da atividade. Outra é a criação de metas. Para ajudar os pequenos a comprar os itens que desejam, existe a possibilidade de definir objetivos, com ferramentas que levam em conta a data estimada e o valor necessário para alcançá-los. Assim, eles guardam, aos poucos, partes das quantias recebidas na mesada, e quando alcançam o montante planejado, podem cumprir o que foi definido na meta. 

A executiva diz, ainda, que o objetivo da empresa é expandir as funções do aplicativo e adicionar opções como cashback e empréstimos entre pais e filhos no futuro. Além disso, há planos para que a plataforma se transforme em um superapp, com ferramentas para gerenciar a renda da família toda. 

Como funciona?

Por meio do aplicativo, que pode ser acessado tanto pelos pais quanto pelos filhos, é possível depositar dinheiro e fazer a gestão dele. A plataforma permite que os pais decidam quanto será disponibilizado e como o valor deve ser usado, conforme a opção escolhida por eles, que pode ser por divisão de categorias (alimentação, entretenimento, games etc) ou gasto livre. 

Para que as crianças e adolescentes não realizem mudanças não autorizadas na maneira como a quantia foi dividida, os logins de pais e filhos são diferentes, e apenas a conta dos responsáveis possuem funcionalidades que permitem alterações do tipo. Além disso, a plataforma só pode ser utilizada a partir da criação da conta dos genitores, que têm a opção de bloquear a utilização dos valores depositados se assim desejarem. 

Após a criação da conta do responsável e da inclusão dos perfis dos filhos na plataforma, a família recebe um cartão de débito Visa, que pode ser usado em compras online ou estabelecimentos físicos.

Por fim, os pais enviam o dinheiro para suas contas por meio de transferências Ted ou Pix e, posteriormente, separam a quantia para cada uma das crianças ou adolescentes incluídos na plataforma. 

Para usar o aplicativo, os interessados devem assinar planos mensais ou anuais, que atendem famílias de até quatro pessoas e custam, respectivamente, R$ 25 e R$ 19.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×