Pesquisa aponta que mulheres são minoria da população endividada

Estudo da fintech Meu Acerto revela, ainda, que 56% do total de devedores pertencem às classes D e E
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Pesquisa endividamento
51% dos endividados são pessoas solteiras (Foto: Mikhail Nilov/ Pexels)

Falta de planejamento financeiro é uma característica de quase metade dos consumidores inadimplentes, segundo uma pesquisa realizada pela plataforma de negociação digital de dívidas Meu Acerto. O estudo apontou que 46% dos devedores costumam gastar sem considerar investimentos ou reservas para o futuro, apenas levando em conta se vão conseguir honrar as dívidas no mês seguinte. 

Para chegar ao resultado, a fintech entrevistou 3.000 pessoas que já utilizaram a plataforma da companhia para negociar saldos devidos. Os dados foram utilizados para traçar o perfil dos inadimplentes e as razões que os levam a cair no endividamento. 

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Segundo a pesquisa, a maioria dos endividados é de homens: 62% deles contra 38% delas. Do total de devedores, 56% pertencem às classes D e E, com faixa etária entre 21 e 40 anos. Além disso, a renda declarada da maior parte dos inadimplentes é de R$ 1.000 e R$ 3.000 e, a maior parte deles, é formada por pessoas solteiras (51%) ou que pertencem a famílias sem filhos (48%). 

Outros dados relevantes estão relacionados à ocupação e ao nível de escolaridade dos devedores. Quase 50% deles têm carteira assinada e 38% estudaram apenas até o ensino médio. 

O relatório também aponta que grande parte dos inadimplentes (90,1%) tem o cartão de crédito como principal método de pagamento e que apenas 7% afirmam ter bem-estar financeiro. Apesar do comportamento nada saudável quanto às finanças, 58,6% dos entrevistados disseram que desejam guardar dinheiro e 57,1% almejam pagar todas as dívidas. 

A pesquisa do Meu Acerto ainda descobriu que 32,2% dos endividados preferem a poupança para guardar o dinheiro e que 42,1% deles não mantêm nenhuma ferramenta de organização financeira. 

Por fim, a startup apontou que o maior número de endividados está localizado em estados do Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×