Brasileira se torna 1ª negra da América Latina a alcançar topo do Everest

Aretha Duarte, que é montanhista profissional, arrecadou boa parte de seu orçamento para subir a montanha fazendo coleta de lixo reciclável
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

A brasileira Aretha Duarte, 37, se tornou a primeira mulher negra da América Latina a chegar ao cume do Monte Everest, a montanha mais alta do planeta, com 8.848 metros.

Duarte, que é montanhista profissional, arrecadou boa parte de seu orçamento para subir a montanha fazendo coleta de lixo reciclável. “Eu nunca achei que seria impossível”, publicou Aretha em suas redes sociais. Ela conquistou o sonho da vida dela no último domingo (23).

Antes, apenas 25 brasileiros conseguiram chegar ao cume do Everest. Cinco eram mulheres, todas brancas. Aretha também já subiu o topo do Aconcágua, na Venezuela, e o Kilimanjaro, na Tanzânia.

“O montanhismo é algo que eu me apaixonei e eu diria que virou amor. Quando eu vi uma foto dessa montanha eu falei: ‘eu quero estar nesse lugar, eu posso estar nesse lugar”, contou em um vídeo publicado em sua conta no YouTube, no ano passado. 

OLHA SÓ: Cantora Iza é eleita pela revista Time como uma das líderes da próxima geração

A atleta cresceu na periferia de Campinas, em São Paulo, e começou a recolher lixo reciclável ainda durante a infância. Estudou Educação Física e foi primeira pessoa de sua família com ensino superior.

Ao site Só Notícia Boa, a brasileira disse que a emoção de chegar ao topo do Everest foi a maior de todas. “Surreal é essa montanha e quanta força sobrenatural foi necessária pra eu chegar e voltar do topo com saúde e segurança. Mas ainda estou “digerindo” essa experiência única e rara que vivi. Então, por enquanto vou deixar registrada aqui a minha gratidão por todo incentivo, apoio, orações e boas vibrações emanadas à mim. Saibam tudo isso foi essencial para o nosso projeto de escalar o Everest fosse realizado com sucesso”, agradeceu.

Compartilhar a matéria:

×