Ford terá 2 plataformas dedicadas a carros elétricos até 2025

As plataformas darão à Ford arquiteturas comuns nas quais baseará muitos de seus futuros veículos elétricos
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

A Ford anunciará na quarta-feira o desenvolvimento de duas plataformas de veículos totalmente elétricos, seguindo a estratégia de General Motors <GM.N >, Volkswagen e Tesla, disseram fontes a par dos planos.

As plataformas são parte de um ambicioso plano que a segunda maior montadora norte-americana apresentará aos investidores em evento online.

As plataformas darão à Ford arquiteturas comuns – incluindo componentes de chassis compartilhados, motores elétricos e baterias – nas quais baseará muitos de seus futuros veículos elétricos. Isso permitirá à companhia simplificar e reduzir despesas que vão da logística à fabricação.

No evento, a empresa também dará mais detalhes sobre sua estratégia de bateria de longo alcance, incluindo uma joint venture de bateria recentemente anunciada com a coreana SK Innovation, bem como objetivos mais amplos para eletricidade, comercial e veículos autônomos, disseram as fontes.

OLHA SÓ: Tesla define local para guardar dados coletados por seus carros na China

A Ford já havia dito que investirá 22 bilhões de dólares até 2025 na eletrificação de veículos nas Américas, Europa e China. As fontes disseram que a Ford planeja lançar ao menos nove carros totalmente elétricos e pelo menos três picapes elétricas, vans e SUVs maiores, incluindo a segunda geração da Ford F-150 Lightning e Mustang Mach-E em meados da década.

O que o presidente-executivo da Ford, Jim Farley, não pode prever, no entanto, é se – e quantos – clientes vão adotar os veículos movidos a bateria, mesmo que eles sejam capazes de igualar ou superar seus concorrentes em preço, desempenho e custos operacionais.

Rivais da Ford saíram na frente, com VW e GM investindo dezenas de bilhões de dólares para eletrificar seus veículos nos mesmos mercados da Ford, mas com prazos mais agressivos.

A VW lançou o primeiro de seus novos veículos elétricos, o ID.3, no ano passado, enquanto a GM começará a montar a nova picape Hummer EV ainda este ano, nos EUA.

A Ford lançou no início deste ano o Mustang Mach-E, um crossover elétrico construído em uma nova plataforma dedicada com a designação interna GE, disseram as fontes.

(com Reuters)

Siga Elas Que Lucrem nas redes sociais:

Siga Elas Que Lucrem: