Doria diz que SP vai vacinar todos os adultos contra Covid até 31 de outubro

Governador diz que Butantan receberá lote de insumos para produção de 10 milhões de doses da CoronaVac
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira que toda a população do Estado acima de 18 anos estará vacinada contra a Covid-19 até 31 de outubro, em uma antecipação do calendário que previa a conclusão da imunização dos paulistas em 31 de dezembro.

“Uma ótima notícia. Nós fechamos o planejamento do programa estadual de vacinação e toda população do Estado de São Paulo será vacinada até 31 de outubro”, disse Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

De acordo com a coordenadora do programa de imunização paulista, Regiane de Paula, a previsão do Estado foi feita com base no cálculo de oferta de vacinas divulgado pelo Ministério da Saúde, e leva em conta apenas a vacinação com a primeira dose.

“Temos a certeza de que se a entrega for feita de acordo como que está projetado no ministério, inclusive com uma eventual redução de doses, poderemos completar o calendário vacinal e vacinar de 18 anos para cima todos os brasileiros de São Paulo até o final de outubro”, afirmou.

OLHA SÓ: Ministério da Saúde anuncia início da vacinação da população entre 18 e 59 anos junto com grupos prioritários

Apesar da previsão anunciada pelo governo paulista, o Ministério da Saúde tem sido obrigado frequentemente a reduzir suas previsões de entregas de vacinas devido a atrasos de fabricação por parte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Butantan.

Somente para o mês de junho, a pasta reduziu em 12 milhões sua previsão original de vacinas, passando de 54 milhões de doses para 41,9 milhões.

Na mesma entrevista, Doria anunciou ainda que o Butantan, ligado ao governo paulista, receberá em 28 de junho um próximo lote de insumos da China para a produção de mais 10 milhões de doses da CoronaVac.

No momento, o Butantan está finalizando a produção de 5 milhões de doses feitas com a mais recente remessa de insumos recebida da China, e depois terá de interromper a fabricação –assim como ocorreu no mês passado– por falta de matéria-prima até a chegada de uma próxima remessa.

UNIÃO EUROPEIA

A CoronaVac foi aprovada na véspera pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das vacinas para uso emergencial contra a Covid-19 no mundo todo, o que permite sua inclusão no programa global de fornecimento de vacinas Covax.

Com base na decisão da OMS, Doria informou que enviou cartas a representantes da União Europeia (UE) para solicitar a inclusão da vacina entre aquelas aceitas pelo bloco para o ingresso de viajantes nos países europeus.

LEIA AQUI: Pesquisa identifica 68 bebês que nasceram com anticorpos contra a Covid-19

“A medida é importante para a normalização do fluxo de pessoas e também de negócios entre o Brasil, e especificamente São Paulo, que detém 36% da economia brasileira, com os países da Comunidade Europeia”, afirmou.

(com Reuters)

Compartilhar a matéria:

×