Exposição da Paulista ganha tema de Feminino Plural em sua sétima edição

Mostra com curadoria de Lillian Pacce contempla obras exclusivas de Claudia Liz e Criola
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Exposição da Paulista ganha tema de Feminino Plural em sua sétima edição
Obra de Criola, artista convidada a criar 15 obras exclusivas para a exposição

Começou, no último dia 3, a 7ª edição da Exposição da Paulista. Fomentada pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), a mostra deste ano tem como tema Feminino Plural e apresenta obras de duas artistas convidadas para sintetizar a proposta: Criola e Claudia Liz.

Sob curadoria da jornalista e consultora de moda Lillian Pacce, as mulheres convidadas para traduzirem o tema apresentam abordagens e trajetórias distintas. Enquanto Criola é uma mulher preta e artista visual de arte urbana, que utiliza sua expressão artística para encabeçar a luta política e fortalecimento feminino por meio de cores e referências africanas, Claudia é artista multimídia de grande familiaridade com o meio da moda e capaz de inserir sua arte nos mais variados contextos, seja por meio de ilustrações ou ensaios fotográficos.

OLHA SÓ: Conheça o primeiro banco de imagens dedicado a retratar a real imagem da mulher preta brasileira

Segundo a curadora da mostra, “As obras produzidas exclusivamente para ‘Feminino Plural’ são ao mesmo tempo um alento e um alerta para este momento sombrio. A força das mensagens, das cores e da produção destas duas artistas, vindas de universos tão distintos,costuram vários temas absolutamente relevantes para toda a coletividade como diversidade, liberdade, sororidade, igualdade de direitos e resistência das mulheres, brancas, pretas ou indígenas”.

Sobre as obras produzidas para a exposição, Claudia diz: “Homenageio aqui mulheres que tem muito a nos ensinar e convido vocês a ouvirem suas vozes, convido vocês também a refletirem sobre padrões de beleza que encarceram o feminino e sobre o desejo de liberdade e de segurança para simplesmente ser mulher e exercer uma cidadania plena e equitativa”.

Por sua vez, Criola comenta: “Fico muito feliz e honrada com o convite para participar desse projeto, principalmente pela importância em abordar temas urgentes e necessários exatamente nesse momento histórico que estamos atravessando”.

A mostra traz 30 obras criadas exclusivamente para a exposição, 15 de cada artista convidada. As peças serão expostas na Avenida Paulista, na capital de São Paulo, no trecho da ciclovia situada entre a Rua Augusta e a Alameda Campinas. 

A exposição, que caminha para se tornar um evento oficial da cidade e é a maior a céu aberto do país, poderá ser visitada até o dia 30 deste mês. 

A iniciativa conta com patrocínio  da Renner, Magazine Luiza, Edenred/Ticket, Carrefour, Casas Bahia e Dia Supermercados, com apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Câmara de Vereadores de São Paulo, Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), CET, Ilume e Subprefeitura da Sé.

Compartilhar a matéria:

×