Mulheres vítimas de violência terão botão do pânico via aplicativo de celular

Ferramenta será disponibilizada em cidades do Mato Grosso e acesso requer autorização de um juiz
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Mulheres vítimas de violência terão botão do pânico via aplicativo de celular
Plataformas foram anunciadas ontem (22) em evento oficial do Governo do Mato Grosso em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado

O Governo do Mato Grosso (MT) e o Tribunal de Justiça do MT lançaram o aplicativo “SOS Mulher MT – Botão do Pânico” e o site “Medida Protetiva On-line”, com o objetivo de quebrar o ciclo de violência doméstica e familiar sofrido por mulheres mato-grossenses. 

As ferramentas, divulgadas ontem (22), foram desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) em parceria com o Tribunal de Justiça do estado.

OLHA SÓ: Como a inteligência emocional e financeira podem ajudar no combate à violência doméstica

O aplicativo pode ser baixado em qualquer sistema operacional de celular e disponibiliza o acesso ao Botão do Pânico. Se for acionado, um pedido de socorro é enviado em 30 segundos para Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que encaminhará a viatura mais próxima para socorrer a vítima. 

Para ter acesso ao botão, é necessário ter autorização de um juiz. A solicitação é realizada no momento em que a vítima pede a medida protetiva contra o agressor. 

Neste primeiro momento, o Botão do Pânico estará disponível para mulheres que moram nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis, que contam com unidades do Ciosp. Nas outras regiões do estado, o aplicativo oferece opções, como canal de denúncias, solicitação da medida protetiva e telefones de emergência. 

Compartilhar a matéria:

×