Sexismo está entre os motivos que mais levam marcas ao cancelamento

Reputação das empresas corre mais risco com a cultura do cancelamento
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Tolerar o sexismo está entre as oito principais razões para uma marca ser “cancelada” ou ao menos receber boicotes e protestos. É o que mostrou a pesquisa Cancel Culture, divulgada pela plataforma Statista, que ouviu mais de 1.500 pessoas dos Estados Unidos.

Dados do levantamento mostram que 32% das pessoas entrevistadas boicotariam uma marca caso o sexismo, discriminação fundamentada no sexo, seja tolerado.

OLHA SÓ: Empresas podem oferecer vagas de emprego exclusivas para mulheres?

Em primeiro lugar, com 44% das escolhas para boicotar uma marca, está a crueldade contra os animais. O número foi maior do que se companhias cometessem maus-tratos contra os próprios trabalhadores (41%). 

Ainda segundo os dados dos EUA, 18% dos entrevistados disseram que já haviam boicotado uma marca por causa de práticas consideradas antiéticas e 15% falaram com seus amigos e familiares sobre suas preocupações em torno de uma marca. Os dados mostraram ainda que 16% disseram que postaram sobre essas preocupações nas redes sociais.

Enquanto apenas 21% dos americanos afirmaram que nunca boicotariam uma marca ou atacariam de outra forma por causa de suas práticas de negócios, 50% disseram que nunca haviam feito isso antes.

No Reino Unido, as respostas dos entrevistados foram semelhantes, enquanto na Alemanha, os maus-tratos aos trabalhadores só chegaram ao sexto lugar do ranking, depois de danos ambientais, corrupção, problemas de saúde relacionados a produtos e racismo.

A pesquisa ouviu 1.528 norte-americanos adultos, entre 18 e 64 anos, durante os dias 22 a 28 de setembro de 2020.

Veja o ranking dos oito principais motivos que levam empresas ao cancelamento

Maus-tratos contra animais – 44%

Maus-tratos contra trabalhadores – 41%

Corrupção ou fraude – 40%

Tolerar racismo – 38%

Prejudicar o meio-ambiente – 35%

Vender produtos não saudáveis – 34%

Vender produtos com defeito – 33%

Tolerar sexismo – 32%

Compartilhar a matéria:

×