Prefeitura de SP tornará obrigatório passaporte de vacina para eventos e estabelecimentos

Controle será feito por meio de QR Code no aplicativo eSaúde
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

A prefeitura de São Paulo tornará obrigatório a apresentação de um “passaporte” que comprove vacinação contra Covid-19 para pessoas que comparecem em eventos na cidade e que frequentam estabelecimentos como bares e restaurantes, disse nesta segunda-feira o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Em entrevista coletiva, ele explicou que a prefeitura disponibilizará por meio de seu aplicativo eSaúde a leitura de um QR Code que apontará se a pessoa foi vacinada contra a Covid-19 e que os estabelecimentos deverão usar esse aplicativo para determinar se a pessoa pode ou não entrar.

LEIA TAMBÉM: Entenda o que já se sabe sobre a Covid longa e quais os principais sintomas

“Vamos lançar nesta semana, a Secretaria de Saúde e a prefeitura de São Paulo, um dispositivo… que ele (estabelecimento) vai poder colocar na sua plataforma a leitura de QR Code que vai ler se a pessoa teve a primeira ou a segunda dose, ou seja, se a pessoa está vacinada e assim ter o seu passaporte para poder adentrar nos eventos autorizados pela Vigilância Sanitária”, disse o prefeito.

“Os estabelecimentos só vão poder aceitar pessoas que estejam com a vacina. Esse é o passaporte. Se o estabelecimento tiver pessoas sem a vacina e for observado pela Vigilância Sanitária, ele sofrerá multa. Para que evite que eles tomem multa, a gente está oferecendo um mecanismo para que eles possam identificar as pessoas que estão com a vacina”, acrescentou.

Também presente na coletiva, o secretário de Saúde da capital paulista, Edson Aparecido, disse que o dispositivo deve estar disponível no início da próxima semana ou até mesmo já na próxima sexta-feira. Nunes disse que os protocolos de atuação da Vigilância Sanitária municipal ainda serão definidos.

(Com Reuters)

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×