Lei antiaborto que não abre exceções para casos de estupro entra em vigor no Texas

Com a aprovação, o estado se torna um dos mais difíceis para realizar um aborto nos Estados Unidos
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Lei que proíbe o aborto após seis semanas de gestação, período em que muitas mulheres ainda não sabem que estão grávidas, entrou em vigor no Texas hoje (1°) e não fará exceções para casos de incesto e estupro, segundo informações publicadas pela RFI.

O governador republicano Gregg Abott assinou projeto de lei em maio e faz do Texas um dos estados mais difíceis para se realizar um aborto nos Estados Unidos.

Doze estados nos EUA proíbem o aborto após ser possível detectar o batimento cardíaco fetal, o que normalmente ocorre por volta da sexta semana de gravidez.

LEIA MAIS: Entenda como o SUS e os planos de saúde podem ajudar você a escolher o melhor método contraceptivo

A Suprema Corte do país não se pronunciou sobre um pedido de emergência para impedir o chamado “projeto de lei do batimento cardíaco”, mas ainda pode aceitar a reivindicação, que foi feita por organizações de defesa dos direitos civis e outros grupos. 

Entre os ativistas que tentaram impedir o projeto de lei na Suprema Corte, a União Americana de Liberdades Civis (ACLU) protestou: “Aproximadamente 85% a 90% das pessoas que fazem um aborto no Texas estão grávidas de pelo menos seis semanas, o que significa que essa lei proibiria quase todos os abortos no estado.”

Além disso, a lei texana permite que qualquer cidadão faça com que a proibição seja cumprida. Para a ACLU, a iniciativa cria um “esquema de caça recompensas”, encorajando o público em geral a abrir processos judiciais contra qualquer um que acredite ter violado a proibição.

“Qualquer pessoa que processou com sucesso um trabalhador da unidade de saúde, provedor de serviços de aborto ou qualquer pessoa que ajude alguém a fazer um aborto depois de seis semanas será recompensada com pelo menos US$ 10 mil (R$ 51,5 mil), pagos pelo réu”, explicou.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×