Assine nossa newsletter

EQL indica: 6 dicas culturais para o final de semana

Um tempo dedicado ao bem-estar e diversão é capaz de fazer com que possamos tomar melhores decisões
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
EQL indica: 6 dicas culturais para o final de semana

Ter um momento totalmente dedicado ao lazer é tão importante quanto o tempo que separamos para o sono, trabalho e família. Isso porque relaxar e se distrair faz parte de um processo de descompressão e recomposição para que possamos dar sequência à rotina, atividades e obrigações do dia a dia.

Um tempo totalmente dedicado ao nosso bem-estar e diversão é capaz de fazer com que possamos tomar melhores decisões, resolver conflitos com mais calma e diminuir o nível de estresse, o que traz benefícios para todas as áreas e relações da vida.

OLHA SÓ: Aprenda um delicioso drink para curtir um fim de tarde

Por isso, e para que você aproveite seu tempo de forma inteligente, a EQL separou seis dicas de atividades culturais que envolvem consumo de conteúdo, sem que você precise sair de casa para tal. 

Veja a seguir, 6 dicas culturais para descontrair e aproveitar o final de semana

1. Livro

EQL indica: 6 dicas culturais para o final de semana

Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço – Adriana Negreiros

Primeiro livro de Adriana Negreiros,  Maria Bonita – Sexo, violência e mulheres no cangaço conta a história da mulher mais importante do cangaço brasileiro: Maria Déa (1910-1938). Mais conhecida como Maria Bonita, foi mulher de Lampião, símbolo máximo do cangaço, e sua história é popularizada como a de uma cangaceira destemida. Com o tempo, ela foi transformada em um símbolo regional pelas histórias de bravura e aventuras. Seu nome foi incorporado pela cultura pop, inspirando nomes de restaurantes e academias de ginásticas até assentamentos rurais, músicas, bandas de forró e coletivos feministas. 

A publicação, lançada pela editora Objetiva, é considerada a biografia mais completa desta personagem histórica, que chamou pouca atenção dos jornais e estudiosos enquanto viva e nos anos subsequentes à sua morte. Seguindo a trajetória de Maria Déa, o livro traça um perfil nada glamouroso da vida no cangaço e de personagens menos notórias dessa história, como Dadá, Inacinha e Maria Jovina. Assim, a autora revela  uma realidade bastante complexa sobre o papel feminino no cangaço, um tema popular, porém muitas vezes mal compreendido.

2. Filme 

EQL indica: 6 dicas culturais para o final de semana

Dirigido pela cineasta norte-americana Ava DuVernay, o documentário narra a história do racismo estrutural nos Estados Unidos e a construção da imagem da população negra do país desde o fim da escravidão até os dias atuais. O título do filme faz referência à 13° Emenda da Constituição do país, que aboliu o trabalho forçado em 1864, a não ser como punição de um crime comprovado. 

Assim, estudiosos, ativistas e políticos analisam a correlação entre a criminalização da população negra dos EUA e o boom do sistema prisional do país a partir dos anos 1990. O documentário pode ser encontrado na Netflix. 

3. Série

EQL indica: 6 dicas culturais para o final de semana


Mare of Easttown

Com o número impressionante de 16 indicações  ao Emmy Awards 2021, a minissérie de drama e suspense policial Mare of Easttown conta a história de Mare Sheehan (Kate Winslet), uma detetive frustrada e obcecada pelo trabalho. A trama começa com a principal personagem sendo cobrada por um caso que não conseguiu desvendar, sobre o desaparecimento de uma jovem em uma cidadezinha dos EUA.

E AINDA: A moda comfy veio para ficar?

São sete episódios, disponíveis no HBO Max, que mesclam crimes com relacionamentos, traumas e dúvidas. 

“O que eu mais amei nela é que ela é uma mulher de meia-idade, heróica e imperfeita, como todas nós, e ela não pede desculpas por ser quem é. Ela só está muito cansada. Ela tem muita coisa para fazer. Como mulher, às vezes não tem nada que você possa fazer a não ser seguir tocando a vida. Isso mexeu comigo”, disse Kate Winslet em entrevista à Vanity Fair.

4. Live 

EQL indica: 6 dicas culturais para o final de semana

Live “Patroas” com Marília Mendonça e Maiara & Maraisa

A cantora Marília Mendonça e a dupla Maiara e Maraísa se juntam para realizar a live “Patroas”. No show, as artistas prometem reunir sucessos de suas carreiras.

O nome “As Patroas” é referente ao álbum em conjunto que elas lançaram pela Som Livre. A transmissão será hoje (24), 20h, no canal do Youtube oficial de Marília Mendonça e já pode ser ativado o lembrete para receber a notificação no momento em que o show iniciar.

5. Exposição 

EQL indica: 6 dicas culturais para o final de semana

Exposição online The Khipu Keepers 

Lançada de forma virtual nesta semana, a exposição online The Khipu Keepers tem a curadoria de Cecilia Prado e mostra parte da cultura Inca de um jeito inédito para o público. 

O nome da exposição faz referência ao “nó”, que são cordas fabricadas pelos incas ao longo do tempo. Elas possuem significados ainda não desvendados pelo homem.

Em parceria com o Museu de Arte de Lima, no Peru, as cordas serão exibidas, a fim de levar a história dessa civilização para as pessoas. Os interessados em conhecer a exposição virtual podem entrar no site do Google Arts & Culture e visitar a história dos incas. 

6. Perfil para seguir no Instagram 

EQL indica: 6 dicas culturais para o final de semana

Maria Homem @maria.homem 

Psicanalista e professora da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), Maria Homem é pesquisadora na intersecção entre psicanálise, subjetividade e cultura. Aborda nas redes sociais temas atuais com suas reflexões sobre o laço social, a literatura, o cinema, a comunicação, os conflitos, a política e questões contemporâneas, como gênero, sexualidade, vida digital e diversidade.

Siga Elas Que Lucrem nas redes sociais:

Siga Elas Que Lucrem:

Assine nossa newsletter