Assine nossa newsletter

Jornalista Maria Ressa ganha Nobel da Paz

A filipina de 53 anos sofre uma campanha de perseguição do governo por expor o abuso de poder, o autoritarismo e a violência no seu país natal
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Jornalista Maria Ressa ganha Nobel da Paz
Maria Ressa (53) sofre uma campanha de perseguição do governo filipino (Foto: Reprodução Twitter/Prêmio Nobel)

O prêmio Nobel da Paz divulgado hoje (08) foi entregue à jornalista Maria Ressa. A filipina de 53 anos é cofundadora da “Rappler”, um portal de notícias sobre as Filipinas e o mundo que se tornou importante no meio da reportagem investigativa no país. Além de cobrir a violenta campanha contra as drogas promovida pelo governo das Filipinas, o site desmente publicações falsas que circulam nas redes sociais. 

A jornalista sofre uma campanha de perseguição do governo filipino por usar a liberdade de expressão para expor o abuso de poder, o autoritarismo e a violência no país. 

LEIA TAMBÉM: Fernanda Montenegro é a próxima imortal da ABL

Maria já foi processada e recebe ataques de aliados do governo de Rodrigo Duterte. Em agosto deste ano, um tribunal das Filipinas desconsiderou um processo por difamação contra a jornalista. 

A filipina compartilhou o prêmio com o também jornalista Dmitry Muratov. Em entrevista coletiva, a chefe do Comitê Norueguês do Nobel, Berit Reiss-Andersen, disse que os jornalistas receberam o prêmio “pela corajosa luta pela liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia. O jornalismo livre, independente e baseado em fatos serve para proteger contra o abuso de poder, mentiras e propaganda de guerra”.

“Estou sem palavras, muito obrigada”, disse Maria quando recebeu o telefonema da secretaria do comitê que concede o prêmio. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Siga Elas Que Lucrem nas redes sociais:

Siga Elas Que Lucrem:

Assine nossa newsletter