Jornalista Maria Ressa ganha Nobel da Paz

A filipina de 53 anos sofre uma campanha de perseguição do governo por expor o abuso de poder, o autoritarismo e a violência no seu país natal
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Jornalista Maria Ressa ganha Nobel da Paz
Maria Ressa (53) sofre uma campanha de perseguição do governo filipino (Foto: Reprodução Twitter/Prêmio Nobel)

O prêmio Nobel da Paz divulgado hoje (08) foi entregue à jornalista Maria Ressa. A filipina de 53 anos é cofundadora da “Rappler”, um portal de notícias sobre as Filipinas e o mundo que se tornou importante no meio da reportagem investigativa no país. Além de cobrir a violenta campanha contra as drogas promovida pelo governo das Filipinas, o site desmente publicações falsas que circulam nas redes sociais. 

A jornalista sofre uma campanha de perseguição do governo filipino por usar a liberdade de expressão para expor o abuso de poder, o autoritarismo e a violência no país. 

LEIA TAMBÉM: Fernanda Montenegro é a próxima imortal da ABL

Maria já foi processada e recebe ataques de aliados do governo de Rodrigo Duterte. Em agosto deste ano, um tribunal das Filipinas desconsiderou um processo por difamação contra a jornalista. 

A filipina compartilhou o prêmio com o também jornalista Dmitry Muratov. Em entrevista coletiva, a chefe do Comitê Norueguês do Nobel, Berit Reiss-Andersen, disse que os jornalistas receberam o prêmio “pela corajosa luta pela liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia. O jornalismo livre, independente e baseado em fatos serve para proteger contra o abuso de poder, mentiras e propaganda de guerra”.

“Estou sem palavras, muito obrigada”, disse Maria quando recebeu o telefonema da secretaria do comitê que concede o prêmio. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×