Obra da artista Marina Abramovic lembra judeus assassinados em Babyn Yar

Exposição performática construída na capital da Ucrânia será inaugurada hoje
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Um grupo de pessoas caminha lentamente em silêncio ao longo de um muro espesso e isolado feito de carvão com grandes cristais de quartzo protuberantes. Pessoas param para tocar nos cristais e ficar próximas da estrutura de 40 metros de comprimento, algumas de olhos fechados.

“O Muro de Cristal do Pranto”, uma instalação interativa de Marina Abramovic, artista performática reconhecida internacionalmente, foi construído na capital da Ucrânia para lembrar os judeus assassinados em um dos maiores massacres do Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial.

LEIA MAIS: EQL Indica: 7 dicas culturais para o fim de semana

Ele seria inaugurado oficialmente na noite de hoje (6), parte de uma série de eventos que marcam os 80 anos transcorridos desde que soldados nazistas fuzilaram quase 34 mil homens, mulheres e crianças judias na ravina de Babyn Yar em 29 e 30 de setembro de 1941.

Uma extensão simbólica do Muro das Lamentações de Jerusalém, a obra de arte é um “muro de cura”, disse Abramovic à Reuters em uma entrevista antes da cerimônia.

“Você vem aqui e vê que isto é um parque. Há muitas árvores, muita natureza, muita vida. Sabe, as pessoas vêm aqui para se sentar ao sol, criancinhas estão brincando, mas tudo isso, sabe, é uma parte da realidade”, disse a artista sérvia de 74 anos em inglês.

O muro é uma de várias instalações novas de um projeto de memorial para Babyn Yar, como uma sinagoga dobrável de madeira inaugurada em maio.

Abramovic, conhecida por seu trabalho com cristais, escolheu o antracito das minas ucranianas e cristais de quartzo do Brasil.

(Com Reuters)

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×