Na estreia de Maju Coutinho no “Fantástico”, relembre outras 12 mulheres que já estiveram à frente do programa

No ar desde 1973, o dominical terá pela primeira vez uma dupla feminina de apresentadoras
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Maju e Poliana Abritta dividirão a apresentação do programa (Foto: João Cotta/Globo)

Inspirado nos programas norte-americanos que tentavam reproduzir a atmosfera despojada e investigativa das revistas na televisão, o “Fantástico, o Show da Vida” estreou na programação brasileira em 5 de agosto de 1973. Desde então, a atração dominical nunca mais saiu da grade televisiva, adaptando-se aos diferentes gostos, ideias e contextos do público nacional. 

Apesar de sua história ser longa – são quase 50 anos desde a estreia -, hoje (19) será a primeira vez que o programa terá um time de âncoras 100% feminino. Além de Poliana Abritta, 46 anos, que integra o show desde 2014, a repórter Maju Coutinho, 43 anos, é a nova integrante do quadro fixo de apresentadores. A novidade foi anunciada no início de outubro, logo após a saída de Tadeu Schmidt, que a partir de agora estará à frente do “Big Brother Brasil”. 

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Um dos principais nomes do jornalismo feminino brasileiro recente, Maju já passou por mais de dez jornais da Rede Globo, seja como repórter ou apresentadora. Em 2016, chegou a ser eleita pelo portal “O Globo” como personalidade do ano nas categorias Segundo Caderno/+TV e Faz Diferença, esta última uma homenagem pela representatividade negra na televisão. 

No que diz respeito à etnia, Maju será a segunda mulher negra a apresentar o “Fantástico”, seguindo os passos da também jornalista Glória Maria. Além disso, ela será a 13a âncora feminina do programa, atrás de nomes como Valéria Monteiro, Fátima Bernardes e Patrícia Poeta. 

Para celebrar sua estreia, Maju contará com a presença de quatro mulheres de peso neste domingo: Alcione, Teresa Cristina, Tia Surica e Maria Rita, todas diretamente ligadas ao samba. A informação foi compartilhada pelo Instagram pessoal da apresentadora, que aproveitou o espaço para comemorar a conquista na carreira: “É cercada dessa energia que vou chegando ao ‘Show da Vida’!”. 

Além de Maju, veja a seguir outras 12 mulheres que já estiveram à frente do “Fantástico”:

Valéria Monteiro (1988-1991) 

Valéria foi a primeira mulher que apresentou o programa (Foto: Reprodução/Rede Globo)

A primeira mulher a se tornar âncora do “Fantástico” foi Valéria Monteiro, 56 anos. A jornalista ocupou o posto entre 1988 e 1991, quando dividiu a apresentação com Sérgio Chapelin e William Bonner. Mineira de Belo Horizonte, Valéria começou na televisão pela TV Princesa d’Oeste, emissora sediada em Campinas, interior de São Paulo. Só em 1986 foi contratada pela Rede Globo, onde também chegou a apresentar o “RJTV” e o “Jornal Hoje”.

Duplamente pioneira, Valéria também foi a primeira apresentadora do gênero feminino do “Jornal Nacional”. Depois disso, passou por diversas emissoras brasileiras e internacionais, como GNT, Rede Manchete, Rede TV, Discovery, Bloomberg e NBC. Um de seus últimos trabalhos de destaque foi a participação no filme “Histórias Íntimas”, longa de 2014 sobre a sexualidade nos tempos do Brasil Colônia.

A partir de 2017, a jornalista também desenvolveu uma carreira política, chegando a lançar a sua pré-candidatura à Presidência da República no mesmo ano. Atualmente, Valéria segue engajada na causa, mas não ocupa nenhum cargo. 

Doris Giesse (1991-1992)

A modelo Doris Giesse se tornou musa do show durante a década de 1990 (Foto: Reprodução/ TV Globo)

A modelo, bailarina e atriz Doris Giesse, 61 anos, foi âncora do “Fantástico” entre 1991 e 1992. Natural de Valença (RJ), a jornalista iniciou sua trajetória na televisão ao estrelar a abertura da telenovela “Brega & Chique”, na década de 1980. Sua figura incomum para os padrões brasileiros da época acabaram caindo na graça do público, fazendo com que ela fosse considerada uma das musas do período. Em 1988, foi contratada pela Band para apresentar o “Jornal de Vanguarda”, onde permaneceu até ser convocada pela Rede Globo, em 1991. 

Após sua participação de um ano na revista eletrônica, a atriz ganhou seu próprio programa de humor, o “Doris para Maiores” – embrião do que seria o “Casseta & Planeta, Urgente!”, estreado em 1992. Dois anos depois, passou pelo SBT e, em seguida, pela Record, onde atuou como âncora do “Fala Brasil”. Fora das telas desde o início dos anos 2000, a apresentadora trabalha atualmente com consultoria e apresentação de eventos. 

Carolina Ferraz (1992)

Carolina Ferraz iniciou a carreira como apresentadora aos 19 anos (Foto: Caiuá Franco/Globo)

Apesar de ter conquistado fama por atuar em novelas como “Pantanal” e “História de Amor”, foi como apresentadora que Carolina Ferraz, 53 anos, estreou na TV, aos 19.  Na época, ela participava do “Shock” e do “Programa de Domingo”, ambas atrações da extinta Rede Manchete. 

Em 1992, Carolina apareceu comandando o “Fantástico” ao lado de Celso Freitas e Doris Giesse. Desde então, a atriz passou grande parte dos seus 30 anos de carreira trabalhando na televisão, seja como apresentadora ou intérprete. A partir de 2020, a goiana encerrou seu contrato com a Rede Globo e passou a liderar o “Domingo Espetacular”, curiosamente o principal concorrente do “Show da Vida” na Rede Record.

Sandra Annenberg (1993-1996)

Sandra trabalha na televisão desde os sete anos (Foto: Divulgação/Globo)

Filha de uma produtora da TV Cultura, Sandra Annenberg, 53 anos, cresceu nos bastidores do audiovisual. Aos sete anos fez seu primeiro comercial para a televisão e, aos 14, tornou-se repórter mirim do “Crig-Rá”, produção da TV Gazeta voltada para jovens. A partir daí, continuou na frente das telas como jornalista e atriz.

Quando foi chamada para ingressar no “Fantástico”, em 1993, Sandra chegou a dividir a banca com Celso Freitas e Fátima Bernardes. Um ano depois, participou de uma das edições mais marcantes do programa, dedicada à morte do piloto Ayrton Senna. Antes disso, em 1991, Sandra foi a primeira mulher a ganhar um quadro individual no “Jornal Nacional”, dando início à tradicional apresentação da meteorologia. 

Nas duas últimas décadas, a profissional passou por boa parte da programação jornalística da vênus platinada. Como apresentadora, esteve à frente do “SPTV”, “Jornal da Globo”, “Jornal Hoje” e, mais recentemente, do “Globo Repórter”. 

Fátima Bernardes (1993-1996 e 1997-1998)

Fátima comandou o “Fantástico” durante os anos de 1990 (Foto: João Miguel Júnior/Globo)

Um dos rostos mais conhecidos do jornalismo brasileiro, Fátima Bernardes, 59 anos, apresentou o “Show da Vida” em dois momentos da carreira, o primeiro entre 1993 e 1996, e o outro entre 1997 e 1998. Nesses períodos, dividiu o comando do programa com figuras como Sandra Annenberg, Pedro Bial e Celso Freitas. 

Na Rede Globo desde o fim da década de 1980, a jornalista se tornou apresentadora do “RJTV” meses depois de ser aprovada na emissora. Passando por várias produções do canal, Fátima consolidou sua carreira com sua participação de 13 anos à frente do “Jornal Nacional”, posto que deixou em 2011 para assumir seu próprio programa, o “Encontro”. 

Curiosamente, a carioca havia ingressado na faculdade de jornalismo com a expectativa de se tornar crítica de dança. Bailarina desde os sete anos, ela deixou os palcos no fim da adolescência para prestar vestibular. 

Cláudia Cruz (1996 -1997)

Cláudia apresentou o programa por um ano (Foto: Reprodução)

A carioca Cláudia Cruz, 54 anos, foi uma das apresentadoras do programa durante a década de 1990. Jornalista de formação, ela ingressou na Rede Globo no final de 1989 e se juntou ao “Fantástico” em 1996, onde permaneceu por um ano . Durante sua estadia na emissora, comandou programas como “Jornal Hoje”, “RJTV”, “Globo Ciência”, “Globo Comunidade” e “Jornal da Globo”. Fora das telas desde 2001, sua última colaboração profissional na televisão foi para o “Jornal da Record”. 

Em 2016, Cláudia foi ré em um processo da Operação Lava Jato enquanto era casada com o deputado federal Eduardo Cunha e acabou condenada em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Na época, a jornalista foi acusada de evasão de divisas por ser a única controladora de uma conta na Suíça cujo cartão de crédito acumulava despesas superiores a US$ 1 milhão. 

Helena Ranaldi (1996)

Além de atriz, Helena Ranaldi foi modelo e apresentadora (Foto: João Miguel Júnior/Globo)

As novas gerações devem lembrar de Helena Ranaldi, 55 anos, apenas como atriz, mas a estrela chegou a dividir a apresentação do “Fantástico” com Pedro Bial em 1996, ma deixou o posto seis meses depois de sua estreia para atuar na novela “Anjo de Mim”. 

Além de apresentadora e intérprete, a paulista construiu uma carreira sólida como modelo na década de 1980. Helena chegou a ser uma das cinco finalistas do concurso “Supermodel of the World” em 1989, um dos principais programas desse mercado. No entanto, desistiu da profissão naquele mesmo ano e se mudou para o Rio de Janeiro, onde passou a se envolver com artes cênicas. Atualmente, a atriz se divide entre produções para o streaming, a TV e o teatro. 

Glória Maria (1998 – 2007)

Glória ingressou na Rede Globo após participar do programa do Chacrinha (Foto: Ramón Vasconcelos/Globo)

Glória Maria foi a primeira apresentadora negra do “Fantástico” – e também uma das mais populares. Durante seu período como âncora do show, a jornalista ficou conhecida pelo bom-humor e pelas longas reportagens com destinos turísticos inusitados. Entre seus episódios mais marcantes estão a entrevista com Michael Jackson, em 1996, e com Madonna, em 2005. 

Curiosamente, Glória ingressou na Rede Globo por causa de um pedido de Chacrinha. Eleita  a princesa do bloco carnavalesco “Cacique de Ramos”, a repórter participou de uma das edições do programa do apresentador no fim da década de 1960. Já formada em jornalismo, ela o abordou para pedir uma vaga de estágio na emissora. E deu certo. 

Ao longo de quase 50 anos na emissora, Glória já esteve à frente de programas como “RJTV”, “Jornal Hoje” e, mais recentemente, “Globo Repórter”. No entanto, chegou a colaborar com quase todos os quadros do jornalismo da Globo, incluindo a primeira reportagem em cores para o “Jornal Nacional”. 

Patrícia Poeta (2008 – 2011)

Patrícia já passou pelo comando dos principais programas da emissora (Foto: João Cotta)

A jornalista de 45 anos já foi repórter, correspondente internacional, “moça do tempo” e apresentadora. Ingressou como âncora no “Show da Vida” em 2008, no lugar de Glória Maria, e permaneceu até 2011, ano em que substituiu Fátima Bernardes na bancada do “Jornal Nacional”. Pós-graduada em cinema, ela foi escolhida pelo programa para entrevistar figuras mundialmente famosas, como Steven Spielberg, Tom Hanks, Leonardo Di Caprio, Ben Affleck, Julia Roberts, Cate Blanchett, Meg Ryan, Tom Cruise, Mick Jagger e Sting.

Antes disso, Patrícia havia iniciado sua carreira na televisão como repórter substituta na TV Bandeirantes do Rio Grande do Sul. Na época, no final dos anos 1990, a jornalista enviou suas gravações para diversas emissoras de São Paulo na tentativa de ocupar uma vaga. O plano deu certo e, em 2000, ela passou a apresentar a previsão do tempo nos telejornais da Rede Globo. 

Além do “Fantástico” e do “JN”, a jornalista também apresentou o “SPTV” e o “Jornal Hoje”, cobrindo a Copa do Mundo de 2014 e as eleições presidenciais no mesmo ano. Atualmente, Patrícia está à frente do “É De Casa” e, eventualmente, do “Mais Você” e do “Encontro”. 

Renata Ceribelli (2011-2013)

Renata segue como repórter do “Fantástico” até hoje (Foto: João Cotta)

Renata Ceribelli, 56 anos, chegou a apresentar o “Fantástico” de modo eventual entre 1999 e 2010, mas só em 2011 foi colocada como âncora do programa depois da saída de Patrícia Poeta. Apesar de ter deixado a posição dois anos depois, a jornalista segue no show como repórter especial. 

Na emissora desde 1993, Renata ingressou no canal para fazer parte do “Vídeo Show” ao lado de Cissa Guimarães e Virgínia Novick, posto em que permaneceu até 1998. Este ano, a jornalista surpreendeu a grande maioria do público ao fazer parte do elenco do “The Masked Singer”, competição de canto onde os artistas se apresentam fantasiados. Vestida de brigadeiro, a repórter foi elogiada pelos jurados com sua performance de “Chocolate”, de Tim Maia.  

Renata Vasconcellos (2013 – 2014)

Renata começou a carreira como modelo (Foto: João Cotta)

Na televisão há 25 anos, Renata Vasconcellos, 49 anos, começou sua trajetória profissional como modelo e estagiária de uma agência de publicidade. Assim, suas primeiras aparições na tela foram em propagandas da Chanel e da Coca-Cola. 

O primeiro trabalho da carioca como jornalista foi na Globo News. Na época, sua cobertura sobre desfiles de moda e eventos da família real chamaram a atenção do canal principal da emissora, na televisão aberta, onde ingressou em 1997. Já a sua primeira aparição no “Fantástico” seu deu no início dos anos 2000, quando apresentou um quadro sobre os direitos dos consumidores. Renata só foi assumir como âncora mais de dez anos depois, em 2013. Nessa fase, esteve à frente do show com Tadeu Schmidt. 

Um ano depois de sua estreia, a jornalista deixou o programa para entrar no lugar de Patrícia Poeta como apresentadora do “Jornal Nacional”, posição em que permanece até os dias de hoje. 

Poliana Abritta (2014 – atual)

Poliana é a atual âncora do show (Foto: João Cotta)

Dupla oficial de Maju Coutinho, Poliana Abritta está à frente do “Fantástico” desde 2014. Nesses quase sete anos de programa, a jornalista já dividiu o show com Tadeu Schmidt, Evaristo Costa, Márcio Bonfim, Hélter Duarte e outros repórteres convidados. 

Antes de entrar no show como apresentadora, a repórter atuava como correspondente internacional em Nova York, posição que abandonou em 2013 para voltar ao Brasil e se dedicar exclusivamente ao programa. Em sua carreira como jornalista, Poliana também esteve à frente do “DFTV”, “Jornal Hoje”, “Jornal da Globo” e do documentário “Globo Mar”. 

Na Rede Globo desde os 21 anos, a profissional chegou a pedir um estágio na central de Brasília enquanto ainda estava no segundo ano da faculdade. Pouco tempo depois de receber um “não”, ela foi convidada pelo diretor de jornalismo do estado para ingressar na emissora. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×