Além de Bruna Marquezine: quem são as brasileiras com atuação internacional

De Sônia Braga a Morena Baccarin, elas conquistaram Hollywood e até prêmios
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Além de Bruna Marquezine: quem são as brasileiras com atuação internacional
Foto: (Reprodução/Instagram)

Na última semana, a atriz Bruna Marquezine foi anunciada como a protagonista feminina do mais novo lançamento do DCEU (DC Extended Universe). Em “Besouro Azul” – primeiro filme da produtora com protagonismo latino -, a brasileira será Penny, par romântico de Jaime Reyes, o super-herói que dá nome ao filme. 

Mas, com o novo trabalho, a atriz se junta a uma lista – bem enxuta, é verdade – de brasileiras que cruzaram a fronteira e fizeram sucesso em Hollywood, incluindo nomes da arte e do audiovisual brasileiro contemporâneo, como Sônia e Alice Braga – que também fez parte do DCEU.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Veja, a seguir, 6 atrizes brasileiras que se arriscaram em carreiras internacionais:

Alice Braga

Além de Bruna Marquezine: quem são as brasileiras com atuação internacional
Foto: (Reprodução/Instagram)

Por aqui, Alice Braga estrelou filmes como “Cidade de Deus”, “Cidade Baixa” e “Eduardo e Mônica”. Por lá, a sobrinha de Sônia Braga já dividiu as telonas com Will Smith e Matt Damon. Sua estreia no cinema internacional foi em 2006, com o filme “Journey To The End Of The Night”. No ano seguinte, foi escalada para “Eu Sou A Lenda”, como Anna Montez.

Em 2008, Alice participou de “Redbelt” ao lado do ator britânico Chiwetel Ejiofor e, dois anos depois, foi escalada para “Predadores”. Cinco anos mais tarde, participou do filme “Elysium” e, em 2016, foi a protagonista da série “Queen of the South”, na qual interpretou Teresa Mendoza. Além disso, no DCEU, a atriz participou de “Esquadrão Suicida”, lançado em 2021, no papel de Sol Soria.

Mas as produções no exterior da atriz não se limitam aos Estados Unidos. Alice também completou o elenco de “O Ritual”, longa-metragem húngaro-ítalo-estadunidense estrelado por Anthony Hopkins, e de “On the Road”, filme brasileiro-francês-canadense dirigido por Walter Salles. 

Pra completar, Alice não se limita à atuação. Ela também é a voz por trás de Jerry, uma conselheira da alma abstrata do filme de animação “Soul”, da Disney Pixar.

Bruna Marquezine

Além de Bruna Marquezine: quem são as brasileiras com atuação internacional
Foto: (Reprodução/Instagram)

Bruna começou sua carreira ainda na infância. Natural de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a carioca anunciou sua carreira internacional em 2015, fazendo uma participação como Roseli no filme norte-americano “Breaking Through”, dirigido por John Swetnam.

Antes de ser escalada para “Besouro Azul”, Bruna já havia participado de testes do DCEU para interpretar a supergirl no filme “The Flash”. A atriz bateu na trave: ficou em segundo lugar no processo e o papel ficou com Sasha Calle.

LEIA MAIS: Conheça as mulheres que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922

Agora, com Penny, Bruna se torna a primeira protagonista latina em filmes da DC. O longa deve estrear nos cinemas em agosto de 2023 e tem direção do porto-riquenho Angel Manuel Soto.

Maria Fernanda Cândido

Além de Bruna Marquezine: quem são as brasileiras com atuação internacional
Foto: (Reprodução/Instagram)

Nascida em Londrina (PR), Maria Fernanda Cândido começou nas passarelas, mas logo se rendeu à televisão. Depois de uma extensa carreira nacional, sua estreia nas telas do exterior está prevista para este ano, com o lançamento de “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”. 

No filme, parte da saga de Harry Potter, a atriz interpreta a bruxa brasileira Vicência Santos. O longa, continuação de “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (2016) e “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald” (2018), está previsto para estrear no dia 14 de abril nos cinemas. 

Morena Baccarin

Além de Bruna Marquezine: quem são as brasileiras com atuação internacional
Foto: (Reprodução/Instagram)

Nascida no Rio de Janeiro, Morena Baccarin se mudou para os Estados Unidos aos sete anos. A atriz começou sua carreira no off-Broadway, com papéis pequenos, muitos deles como substituta. Mas o trabalho pagava mal e ela, então, decidiu tentar a sorte em Los Angeles em 2001.

Uma semana depois, Morena fez um teste para a série “Firefly”, e foi contratada para interpretar Inara Serra, uma cortesã de luxo. Ainda mais, no mesmo ano, fez aparições em seriados como “The O.C” e “How I Met Your Mother”.

Em 2009, ao completar uma década de carreira, Morena estrelou a série “V”, como a antagonista Anna, que teve grande repercussão. Depois, fez participações em “The Mentalist”, “Homeland” e “Warriors”.

Entre 2014 e 2019, a atriz se dedicou à série “Gotham”, da DC, na qual interpretou a Dra. Leslie Thompkins. Mas, nesse meio tempo, também viveu Vanessa Carlysle nos filmes “Deadpool” e “Deadpool 2”, da Marvel Studios, além de integrar o elenco da terceira temporada de “Desventuras em Série”, série da Netflix.

Sônia Braga

Além de Bruna Marquezine: quem são as brasileiras com atuação internacional
Foto: (TV Globo)

A brasileira recebeu reconhecimento internacional em 1985, por seu papel em “O Beijo da Mulher Aranha”, longa dirigido por Hector Babenco no qual interpretou três personagens. A atuação lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante. 

O filme, uma parceria entre Brasil e Estados Unidos, foi muito premiado – inclusive com o Oscar para William Hurt na categoria de Melhor Ator – e abriu portas para Sônia em Hollywood. Assim, em 1989, a brasileira foi indicada pela segunda vez ao Globo de Ouro por sua atuação em “Luar sobre Parador”, dirigido por Paul Mazursky. A atriz também foi nomeada a um Emmy Awards por seu papel em “Amazônia em Chamas”, um telefilme produzido pela HBO em 1994. 

OLHA SÓ: Elas Adotam: 9 mulheres que construíram famílias com filhos do coração

Além disso, em 1987, Sônia Braga se tornou a primeira brasileira a apresentar uma categoria no Oscar, ao lado do astro Michael Douglas, quando tinha apenas 36 anos.

Ainda mais, outras participações da brasileira nos Estados Unidos incluem “Rebelião em Milagro” (1988) e “Rookie – Um Profissional do Perigo” (1990). Nos anos 2000, a atriz integrou o elenco de séries como “Sex and the City” (2001), “Law & Order” (2003), “Ghost Whisperer”, “CSI: Miami” (2005) e “Luke Cage” (2016), além do filme “Extraordinário” (2017).

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×