Em campanha online, afegãs defendem uso de roupas coloridas em protesto contra o Talibã

Ação foi proposta depois que imagens de mulheres em burcas pretas em um comício em favor do grupo extremista circularam nas redes sociais
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Em campanha online, afegãs defendem uso de roupas coloridas em protesto contra o Talibã
Bahar Jalali, ex-professora de história da Universidade Americana no Afeganistão

Uma campanha online iniciada por Bahar Jalali, ex-professora de história da Universidade Americana no Afeganistão, com as hashtags #DoNotTouchMyClothes e #AfghanistanCulture, está chamando a atenção do mundo para o fato de que as vestimentas femininas afegãs podem ter cor. O protesto nas mídias sociais surgiu depois que circularam nas redes imagens de mulheres em comício pró-Talibã usando burcas pretas.

A população afegã agora segue a Sharia, sistema jurídico islâmico que possui interpretação radical do Corão e adotado pelo Talibã, que reassumiu o controle do país no mês passado. Nele, um conjunto de leis propõe um “vestuário modesto” para as mulheres. Em entrevista para a BBC, Jalali contou que começou a campanha pois uma de suas maiores preocupações é que “a identidade e a soberania do Afeganistão estejam sob ataque”.

LEIA MAIS: Microsoft abre inscrições para programa gratuito de capacitação para mulheres negras

Cada região do país possui um traje tradicional diferente. Ainda assim, todos possuem muitas cores, bordados e espelhos. Bahar Jalali postou em seu Twitter uma foto usando um vestido verde com detalhes coloridos nas cores vinho e azul. Na legenda, ela diz: “Isso é a cultura afegã. Eu estou usando um vestido tradicional do Afeganistão”.

“Eu queria mostrar ao mundo que os trajes vistos na mídia não representam a nossa cultura ou a nossa identidade”, disse a ex-professora à BBC, referindo-se aos trajes pretos das mulheres no comício pró-Talibã.

Outra adepta do movimento pelas cores é a ativista de direitos humanos Spozhmay Maseed. Em uma foto usando um vestido rosa bordado e um lenço amarelo nos ombros, ela escreveu em seu Twitter: “Este é o nosso vestido afegão autêntico. As mulheres afegãs usam trajes coloridos e modestos. A burca preta nunca fez parte da cultura afegã”. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×